Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO/PESQUISA, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68564
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2700
    "inscrito_id" => 2679
    "titulo" => "ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROCESSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NO INTUITO DE COMPREENDER COMO AS DIMENSÕES ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E FORMAÇÃO EM SERVIÇO SÃO ATRAVESSADAS. NO ÂMBITO METODOLÓGICO A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO, SE ABASTECENDO DO GRUPO FOCAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA PRODUÇÃO DOS DADOS. NESSE SENTIDO, ESTA EXPERIÊNCIA SE ABASTECE NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO, COM INTERVENÇÕES NO MOMENTO DAS VISITAS IN LOCO NOS ESPAÇOS DAS SALAS DE AULA DOS PROFESSORE CURSISTAS E TAMBÉM COM O PROCESSO FORMATIVO ATRAVÉS DE LEITURAS, ESTUDOS E DISCUSSÕES APROFUNDADAS DAS TEORIAS ATUAIS QUE SUSTENTAM O TRABALHO PEDAGÓGICO NO COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, ARTICULANDO ESTES CONHECIMENTOS COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA PELOS SUJEITOS PESQUISADOS. DESTA FORMA, O ESTÁGIO NO CONTEXTO AQUI EVIDENCIADO, É ENTENDIDO COMO ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS EXPERIENCIADAS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DA VIVÊNCIA E REFLEXÃO EM SITUAÇÕES REAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO, COMBINADAS COM A PESQUISA E A EXTENSÃO, ATRAVESSANDO TODO O PROCESSO FORMATIVO. PARA TANTO, SÃO EVIDENCIADAS QUATRO AÇÕES: OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS, REFLEXÃO, ESTUDO E DISCUSSÃO DOS FUNDAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OFICINAS ARTICULARES. AS REFERÊNCIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA PROBLEMATIZAR E REFLETIR SOBRE O PROCESSO FORAM: PIMENTA (2005), DEMO (2004, 2005), SACRISTÁN (1998), DENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM PARA MELHOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA EM PAUTA. AS CONSIDERAÇÕES APONTAM PARA A GRANDE RELEVÂNCIA DE UMA DINÂMICA FORMATIVA QUE CONTEMPLE A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, VIVENCIADA ATRAVÉS DE MOMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS COM ESTUDOS DIRECIONADOS E INTERVENÇÕES QUE ATENDAM AS DEMANDAS APRESENTADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO/PESQUISA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2679_01102020213211.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "DE ANDRADE"
    "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68564
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2700
    "inscrito_id" => 2679
    "titulo" => "ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROCESSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NO INTUITO DE COMPREENDER COMO AS DIMENSÕES ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E FORMAÇÃO EM SERVIÇO SÃO ATRAVESSADAS. NO ÂMBITO METODOLÓGICO A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO, SE ABASTECENDO DO GRUPO FOCAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA PRODUÇÃO DOS DADOS. NESSE SENTIDO, ESTA EXPERIÊNCIA SE ABASTECE NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO, COM INTERVENÇÕES NO MOMENTO DAS VISITAS IN LOCO NOS ESPAÇOS DAS SALAS DE AULA DOS PROFESSORE CURSISTAS E TAMBÉM COM O PROCESSO FORMATIVO ATRAVÉS DE LEITURAS, ESTUDOS E DISCUSSÕES APROFUNDADAS DAS TEORIAS ATUAIS QUE SUSTENTAM O TRABALHO PEDAGÓGICO NO COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, ARTICULANDO ESTES CONHECIMENTOS COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA PELOS SUJEITOS PESQUISADOS. DESTA FORMA, O ESTÁGIO NO CONTEXTO AQUI EVIDENCIADO, É ENTENDIDO COMO ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS EXPERIENCIADAS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DA VIVÊNCIA E REFLEXÃO EM SITUAÇÕES REAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO, COMBINADAS COM A PESQUISA E A EXTENSÃO, ATRAVESSANDO TODO O PROCESSO FORMATIVO. PARA TANTO, SÃO EVIDENCIADAS QUATRO AÇÕES: OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS, REFLEXÃO, ESTUDO E DISCUSSÃO DOS FUNDAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OFICINAS ARTICULARES. AS REFERÊNCIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA PROBLEMATIZAR E REFLETIR SOBRE O PROCESSO FORAM: PIMENTA (2005), DEMO (2004, 2005), SACRISTÁN (1998), DENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM PARA MELHOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA EM PAUTA. AS CONSIDERAÇÕES APONTAM PARA A GRANDE RELEVÂNCIA DE UMA DINÂMICA FORMATIVA QUE CONTEMPLE A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, VIVENCIADA ATRAVÉS DE MOMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS COM ESTUDOS DIRECIONADOS E INTERVENÇÕES QUE ATENDAM AS DEMANDAS APRESENTADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO/PESQUISA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2679_01102020213211.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "DE ANDRADE"
    "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROCESSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NO INTUITO DE COMPREENDER COMO AS DIMENSÕES ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E FORMAÇÃO EM SERVIÇO SÃO ATRAVESSADAS. NO ÂMBITO METODOLÓGICO A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO, SE ABASTECENDO DO GRUPO FOCAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA PRODUÇÃO DOS DADOS. NESSE SENTIDO, ESTA EXPERIÊNCIA SE ABASTECE NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO, COM INTERVENÇÕES NO MOMENTO DAS VISITAS IN LOCO NOS ESPAÇOS DAS SALAS DE AULA DOS PROFESSORE CURSISTAS E TAMBÉM COM O PROCESSO FORMATIVO ATRAVÉS DE LEITURAS, ESTUDOS E DISCUSSÕES APROFUNDADAS DAS TEORIAS ATUAIS QUE SUSTENTAM O TRABALHO PEDAGÓGICO NO COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, ARTICULANDO ESTES CONHECIMENTOS COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA VIVENCIADA PELOS SUJEITOS PESQUISADOS. DESTA FORMA, O ESTÁGIO NO CONTEXTO AQUI EVIDENCIADO, É ENTENDIDO COMO ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS EXPERIENCIADAS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DA VIVÊNCIA E REFLEXÃO EM SITUAÇÕES REAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO, COMBINADAS COM A PESQUISA E A EXTENSÃO, ATRAVESSANDO TODO O PROCESSO FORMATIVO. PARA TANTO, SÃO EVIDENCIADAS QUATRO AÇÕES: OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS, REFLEXÃO, ESTUDO E DISCUSSÃO DOS FUNDAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, ATIVIDADES COMPLEMENTARES E OFICINAS ARTICULARES. AS REFERÊNCIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA PROBLEMATIZAR E REFLETIR SOBRE O PROCESSO FORAM: PIMENTA (2005), DEMO (2004, 2005), SACRISTÁN (1998), DENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM PARA MELHOR COMPREENSÃO DA TEMÁTICA EM PAUTA. AS CONSIDERAÇÕES APONTAM PARA A GRANDE RELEVÂNCIA DE UMA DINÂMICA FORMATIVA QUE CONTEMPLE A ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, VIVENCIADA ATRAVÉS DE MOMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS COM ESTUDOS DIRECIONADOS E INTERVENÇÕES QUE ATENDAM AS DEMANDAS APRESENTADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.