Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UFPI CAMPUS SHNB

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, NECESSIDADES ESPECIAIS, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, UFPI, PICOS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67503
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 2399
    "titulo" => "A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UFPI CAMPUS SHNB"
    "resumo" => "O INGRESSO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS ? UMA REALIDADE PERCEBIDA TANTO NA EDUCA??O B?SICA QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. ISSO TRAZ REPERCUSS?ES EM TODA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DAS INSTITUI??ES QUE COMP?EM ESSES N?VEIS DE ENSINO, FAZENDO COM QUE HAJA NECESSIDADE DE UM OLHAR DIFERENCIADO NO ATENDIMENTO A ESTA CATEGORIA A FIM DE GARANTIR O ATENDIMENTO QUE LHE ? DEVIDO CONSTITUCIONALMENTE. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGA??O REALIZADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU?, CAMPUS SENADOR HELV?DIO NUNES DE BARROS, MUNIC?PIO DE PICOS, PIAU?. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR E CARACTERIZAR O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA INSTITUI??O NO ATENDIMENTO AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL, TENDO UM CAR?TER QUALI-QUANTITATIVO. ENTRE OS DOCUMENTOS ANALISADOS, TIVERAM: RELAT?RIOS DE GEST?O, RESOLU??ES INTERNAS E PLANOS DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL DOS ALUNOS ESPECIAIS ATENDIDOS NO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL. OS DADOS APONTAM PARAM CONTRIBUI??ES SIGNIFICATIVAS NO QUE TANGE ?S A??ES E CONTRIBUI??ES DA UNIVERSIDADE NA MATERIALIZA??O DO DIREITO ? EDUCA??O AOS DISCENTES ESPECIAIS, ATRAV?S DA ASSIST?NCIA ESTUDANTIL GERENCIADA E OPERACIONALIZADA PELO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL DA INSTITUI??O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, NECESSIDADES ESPECIAIS, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, UFPI, PICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2399_23042020120621.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA CARDOSO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA CARDOSO"
    "autor_email" => "KARINAASSISTENTESOCIAL@GM"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67503
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 2399
    "titulo" => "A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UFPI CAMPUS SHNB"
    "resumo" => "O INGRESSO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS ? UMA REALIDADE PERCEBIDA TANTO NA EDUCA??O B?SICA QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. ISSO TRAZ REPERCUSS?ES EM TODA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DAS INSTITUI??ES QUE COMP?EM ESSES N?VEIS DE ENSINO, FAZENDO COM QUE HAJA NECESSIDADE DE UM OLHAR DIFERENCIADO NO ATENDIMENTO A ESTA CATEGORIA A FIM DE GARANTIR O ATENDIMENTO QUE LHE ? DEVIDO CONSTITUCIONALMENTE. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGA??O REALIZADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU?, CAMPUS SENADOR HELV?DIO NUNES DE BARROS, MUNIC?PIO DE PICOS, PIAU?. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR E CARACTERIZAR O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA INSTITUI??O NO ATENDIMENTO AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL, TENDO UM CAR?TER QUALI-QUANTITATIVO. ENTRE OS DOCUMENTOS ANALISADOS, TIVERAM: RELAT?RIOS DE GEST?O, RESOLU??ES INTERNAS E PLANOS DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL DOS ALUNOS ESPECIAIS ATENDIDOS NO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL. OS DADOS APONTAM PARAM CONTRIBUI??ES SIGNIFICATIVAS NO QUE TANGE ?S A??ES E CONTRIBUI??ES DA UNIVERSIDADE NA MATERIALIZA??O DO DIREITO ? EDUCA??O AOS DISCENTES ESPECIAIS, ATRAV?S DA ASSIST?NCIA ESTUDANTIL GERENCIADA E OPERACIONALIZADA PELO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL DA INSTITUI??O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, NECESSIDADES ESPECIAIS, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, UFPI, PICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID2399_23042020120621.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA CARDOSO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA CARDOSO"
    "autor_email" => "KARINAASSISTENTESOCIAL@GM"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O INGRESSO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS ? UMA REALIDADE PERCEBIDA TANTO NA EDUCA??O B?SICA QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. ISSO TRAZ REPERCUSS?ES EM TODA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DAS INSTITUI??ES QUE COMP?EM ESSES N?VEIS DE ENSINO, FAZENDO COM QUE HAJA NECESSIDADE DE UM OLHAR DIFERENCIADO NO ATENDIMENTO A ESTA CATEGORIA A FIM DE GARANTIR O ATENDIMENTO QUE LHE ? DEVIDO CONSTITUCIONALMENTE. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGA??O REALIZADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU?, CAMPUS SENADOR HELV?DIO NUNES DE BARROS, MUNIC?PIO DE PICOS, PIAU?. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR E CARACTERIZAR O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA INSTITUI??O NO ATENDIMENTO AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL, TENDO UM CAR?TER QUALI-QUANTITATIVO. ENTRE OS DOCUMENTOS ANALISADOS, TIVERAM: RELAT?RIOS DE GEST?O, RESOLU??ES INTERNAS E PLANOS DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL DOS ALUNOS ESPECIAIS ATENDIDOS NO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL. OS DADOS APONTAM PARAM CONTRIBUI??ES SIGNIFICATIVAS NO QUE TANGE ?S A??ES E CONTRIBUI??ES DA UNIVERSIDADE NA MATERIALIZA??O DO DIREITO ? EDUCA??O AOS DISCENTES ESPECIAIS, ATRAV?S DA ASSIST?NCIA ESTUDANTIL GERENCIADA E OPERACIONALIZADA PELO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL DA INSTITUI??O.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.