O INGRESSO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS ? UMA REALIDADE PERCEBIDA TANTO NA EDUCA??O B?SICA QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. ISSO TRAZ REPERCUSS?ES EM TODA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DAS INSTITUI??ES QUE COMP?EM ESSES N?VEIS DE ENSINO, FAZENDO COM QUE HAJA NECESSIDADE DE UM OLHAR DIFERENCIADO NO ATENDIMENTO A ESTA CATEGORIA A FIM DE GARANTIR O ATENDIMENTO QUE LHE ? DEVIDO CONSTITUCIONALMENTE. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGA??O REALIZADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU?, CAMPUS SENADOR HELV?DIO NUNES DE BARROS, MUNIC?PIO DE PICOS, PIAU?. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR E CARACTERIZAR O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA INSTITUI??O NO ATENDIMENTO AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPEC?FICAS. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL, TENDO UM CAR?TER QUALI-QUANTITATIVO. ENTRE OS DOCUMENTOS ANALISADOS, TIVERAM: RELAT?RIOS DE GEST?O, RESOLU??ES INTERNAS E PLANOS DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL DOS ALUNOS ESPECIAIS ATENDIDOS NO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL. OS DADOS APONTAM PARAM CONTRIBUI??ES SIGNIFICATIVAS NO QUE TANGE ?S A??ES E CONTRIBUI??ES DA UNIVERSIDADE NA MATERIALIZA??O DO DIREITO ? EDUCA??O AOS DISCENTES ESPECIAIS, ATRAV?S DA ASSIST?NCIA ESTUDANTIL GERENCIADA E OPERACIONALIZADA PELO N?CLEO DE ASSIST?NCIA ESTUDANTIL DA INSTITUI??O.