Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68669
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 4108
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR A PRODU??O CIENT?FICA ACERCA DAS TEM?TICAS G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL. REALIZOU-SE UMA REVIS?O SISTEM?TICA DA LITERATURA, COM ARTIGOS PESQUISADOS NO PORTAL DA CAPES (PERI?DICOS), A PARTIR DOS DESCRITORES ?G?NERO?, ?SEXUALIDADE?, ?EDUCA??O INFANTIL?. O PROBLEMA QUE DIRECIONOU A PESQUISA FOI: COMO SE ENCONTRA O CONHECIMENTO CIENT?FICO J? PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL? DECORRENTES DESTA PROBLEM?TICA, ELABORAMOS COMO OBJETIVO GERAL DO TRABALHO: IDENTIFICAR MEDIANTE UMA REVIS?O SIST?MICA DA PRODU??O NACIONAL DE ARTIGOS QUE DISCUTAM AS TEM?TICAS G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL. O CRIT?RIO DE INCLUS?O FORAM ARTIGOS NACIONAIS DOS ANOS DE 2015 A 2019 E ORIUNDOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO BRASIL. OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O FORAM DISSERTA??ES, TESES E DEMAIS TEXTOS QUE N?O ATENDIAM ?S EXPECTATIVAS DA PESQUISA. A AN?LISE DOS ARTIGOS CONSISTIU NA LEITURA DOS RESUMOS E, EM SEGUIDA, NA ELABORA??O DE UM QUADRO DOS DADOS COLETADOS COM INFORMA??ES DE CADA PESQUISA, A SABER: T?TULO, ANO DE PUBLICA??O, AUTORES, REVISTA/PERI?DICO. A AN?LISE DO ESTUDO FOI FEITA QUALITATIVAMENTE. A BASE TE?RICA FOI FEITA A PARTIR DOS SEGUINTES DOCUMENTOS: LDBN (1996); RCNEI (1998); PNE (2001); BNCC (2017). OS AUTORES CONSULTADOS, FORAM: DORNELLES (2001); KUHLMANN JR. (2007); BOURDIEU (2012). NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, TODOS OS TRABALHOS DE ALGUMA MANEIRA DESTACARAM QUE ESTAMOS TRATANDO DE UM ASSUNTO CARREGADO DE TABUS E PRECONCEITOS, PRINCIPALMENTE, QUANDO TRATAMOS DA FIGURA DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCA??O INFANTIL, INCLUSIVE COMO DESTACAR QUE ENTRE OS ESTUDOS, SE FAZ REFER?NCIA A LACUNA EXISTENTE NA FORMA??O DE PROFESSORES SOBRE ESSAS TEM?TICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID4108_18082020184543.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA CRISTINA MORAIS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA SOUZA"
    "autor_email" => "profsandrapsico@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68669
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 4108
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR A PRODU??O CIENT?FICA ACERCA DAS TEM?TICAS G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL. REALIZOU-SE UMA REVIS?O SISTEM?TICA DA LITERATURA, COM ARTIGOS PESQUISADOS NO PORTAL DA CAPES (PERI?DICOS), A PARTIR DOS DESCRITORES ?G?NERO?, ?SEXUALIDADE?, ?EDUCA??O INFANTIL?. O PROBLEMA QUE DIRECIONOU A PESQUISA FOI: COMO SE ENCONTRA O CONHECIMENTO CIENT?FICO J? PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL? DECORRENTES DESTA PROBLEM?TICA, ELABORAMOS COMO OBJETIVO GERAL DO TRABALHO: IDENTIFICAR MEDIANTE UMA REVIS?O SIST?MICA DA PRODU??O NACIONAL DE ARTIGOS QUE DISCUTAM AS TEM?TICAS G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL. O CRIT?RIO DE INCLUS?O FORAM ARTIGOS NACIONAIS DOS ANOS DE 2015 A 2019 E ORIUNDOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO BRASIL. OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O FORAM DISSERTA??ES, TESES E DEMAIS TEXTOS QUE N?O ATENDIAM ?S EXPECTATIVAS DA PESQUISA. A AN?LISE DOS ARTIGOS CONSISTIU NA LEITURA DOS RESUMOS E, EM SEGUIDA, NA ELABORA??O DE UM QUADRO DOS DADOS COLETADOS COM INFORMA??ES DE CADA PESQUISA, A SABER: T?TULO, ANO DE PUBLICA??O, AUTORES, REVISTA/PERI?DICO. A AN?LISE DO ESTUDO FOI FEITA QUALITATIVAMENTE. A BASE TE?RICA FOI FEITA A PARTIR DOS SEGUINTES DOCUMENTOS: LDBN (1996); RCNEI (1998); PNE (2001); BNCC (2017). OS AUTORES CONSULTADOS, FORAM: DORNELLES (2001); KUHLMANN JR. (2007); BOURDIEU (2012). NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, TODOS OS TRABALHOS DE ALGUMA MANEIRA DESTACARAM QUE ESTAMOS TRATANDO DE UM ASSUNTO CARREGADO DE TABUS E PRECONCEITOS, PRINCIPALMENTE, QUANDO TRATAMOS DA FIGURA DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCA??O INFANTIL, INCLUSIVE COMO DESTACAR QUE ENTRE OS ESTUDOS, SE FAZ REFER?NCIA A LACUNA EXISTENTE NA FORMA??O DE PROFESSORES SOBRE ESSAS TEM?TICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID4108_18082020184543.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA CRISTINA MORAIS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA SOUZA"
    "autor_email" => "profsandrapsico@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR A PRODU??O CIENT?FICA ACERCA DAS TEM?TICAS G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL. REALIZOU-SE UMA REVIS?O SISTEM?TICA DA LITERATURA, COM ARTIGOS PESQUISADOS NO PORTAL DA CAPES (PERI?DICOS), A PARTIR DOS DESCRITORES ?G?NERO?, ?SEXUALIDADE?, ?EDUCA??O INFANTIL?. O PROBLEMA QUE DIRECIONOU A PESQUISA FOI: COMO SE ENCONTRA O CONHECIMENTO CIENT?FICO J? PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL? DECORRENTES DESTA PROBLEM?TICA, ELABORAMOS COMO OBJETIVO GERAL DO TRABALHO: IDENTIFICAR MEDIANTE UMA REVIS?O SIST?MICA DA PRODU??O NACIONAL DE ARTIGOS QUE DISCUTAM AS TEM?TICAS G?NERO E SEXUALIDADE NA EDUCA??O INFANTIL. O CRIT?RIO DE INCLUS?O FORAM ARTIGOS NACIONAIS DOS ANOS DE 2015 A 2019 E ORIUNDOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO BRASIL. OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O FORAM DISSERTA??ES, TESES E DEMAIS TEXTOS QUE N?O ATENDIAM ?S EXPECTATIVAS DA PESQUISA. A AN?LISE DOS ARTIGOS CONSISTIU NA LEITURA DOS RESUMOS E, EM SEGUIDA, NA ELABORA??O DE UM QUADRO DOS DADOS COLETADOS COM INFORMA??ES DE CADA PESQUISA, A SABER: T?TULO, ANO DE PUBLICA??O, AUTORES, REVISTA/PERI?DICO. A AN?LISE DO ESTUDO FOI FEITA QUALITATIVAMENTE. A BASE TE?RICA FOI FEITA A PARTIR DOS SEGUINTES DOCUMENTOS: LDBN (1996); RCNEI (1998); PNE (2001); BNCC (2017). OS AUTORES CONSULTADOS, FORAM: DORNELLES (2001); KUHLMANN JR. (2007); BOURDIEU (2012). NO QUE TANGE AOS RESULTADOS, TODOS OS TRABALHOS DE ALGUMA MANEIRA DESTACARAM QUE ESTAMOS TRATANDO DE UM ASSUNTO CARREGADO DE TABUS E PRECONCEITOS, PRINCIPALMENTE, QUANDO TRATAMOS DA FIGURA DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCA??O INFANTIL, INCLUSIVE COMO DESTACAR QUE ENTRE OS ESTUDOS, SE FAZ REFER?NCIA A LACUNA EXISTENTE NA FORMA??O DE PROFESSORES SOBRE ESSAS TEM?TICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.