O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS PUBLICADOS NO BRASIL, SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, DESDE A DÉCADA DE 1990. PARA ISSO, INICIALMENTE CONTEXTUALIZAMOS HISTORICAMENTE SOBRE OS DEBATES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA NO PAÍS, DESTACANDO COMO OS ESTUDOS FORAM SE CONSOLIDANDO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS “PSI” (PSICOLOGIA E PSICANÁLISE), BEM COMO NO CAMPO DA LITERATURA SOCIOLÓGICA. PARA A REALIZAÇÃO DA REVISÃO SISTEMÁTICA SELECIONAMOS OS ARTIGOS EM DUAS BASES DE DADOS, NO SCIELO E NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES, UTILIZANDO OS TERMOS “FAMÍLIA” E “ESCOLA” PARA EFETUAR AS BUSCAS. ASSIM, PARA A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS FORAM ELEITOS OS TEMAS MAIS RECORRENTES, NESSE ÂMBITO: O MODELO DE FAMÍLIA IDEAL, OS PRECONCEITOS PARA COM A CONDIÇÃO DO ALUNADO E DAS SUAS FAMÍLIAS E, POR FIM, AS RELAÇÕES COM A PROBLEMÁTICA DO FRACASSO ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE EXISTEM AINDA MUITOS ENTRAVES HISTÓRICOS QUE DIFICULTAM A EFETIVAÇÃO DESSA RELAÇÃO, SOBRETUDO POR PARTE DA ESCOLA, SENDO NECESSÁRIO AINDA: A) A REALIZAÇÃO DE MAIS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA, B) O ESTÍMULO PARA UMA PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA NO ÂMBITO ESCOLAR E C) RECONSIDERAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO EDUCANDO A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA AMPLO.