Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM FIO DE OUTRO DESTINO NO CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: COLASANTI, DIALOGISMO, SALA DE AULA, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69628
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 3115
    "titulo" => "UM FIO DE OUTRO DESTINO NO CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA."
    "resumo" => "O NOSSO ESTUDO APRESENTA UMA ABORDAGEM SOBRE O CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLOSSANTI, PUBLICADO NO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO, EM 2006, SOB A COMPREENSÃO DE QUE ESTA NARRATIVA FRATURA A VOZ UNÍSSONA DO CÂNONE DAS FADAS, DE MODO A PERMITIR UMA REPRESENTAÇÃO DIFERENCIADA DA PERSONAGEM-PROTAGONISTA FEMININA. ESSAS MARCAS POLIFÔNICAS DO CONTO PROPICIAM UM PERCURSO DE ABORDAGEM DO TEXTO EM QUE A INTERTEXTUALIDADE SE DESTACA COMO PONTO FECUNDO PARA A CONSTRUÇÃO DOS VÁRIOS SENTIDOS DO TEXTO. ENTENDE-SE INTERTEXTUALIDADE AQUI NA FORMA DE PENSAMENTO POSTULADA PELO TEÓRICO MIKHAIL BAKHTIN AO CONCEBER O DIALOGISMO COMO UM CONCERTO DE VOZES EM DISPUTA, DE FORMA A PERMITIR A PLURALIDADE DEMOCRÁTICA DAS VOZES. TRATA-SE DE UMA COMPREENSÃO QUE SE ARTICULA COM O CONCEITO DE LETRAMENTO NO PONTO EM QUE TODAS AS RELAÇÕES SE AMPLIAM E SE CRUZAM NA FORMA DE AUTORIA, TEXTO, LEITOR, E DO PONTO DE VISTA DA SALA DE AULA, TEM-SE AINDA O (A) PROFESSOR (A) COMO MEDIADOR (A) DESTE PROCESSO PLURAL E AMPLO. DESTE MODO, O TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR AS VOZES DIALÓGICAS DA NARRATIVA A PARTIR DE BAKHTIN, BEM COMO PROPOR, CONSIDERANDO O CONTEXTO DA SALA DE AULA DO 7ª OU 8ª, UM PERCURSO DE ABORDAGEM INTERTEXTUAL PARA A NARRATIVA. NESTE SEGUNDO MOMENTO, MOBILIZAREMOS ALGUMAS ORIENTAÇÕES DE LETRAMENTO DE COSSON."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COLASANTI, DIALOGISMO, SALA DE AULA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3115_24082020152232.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES THUANNY DOS SANTOS TAVEROS"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES THUANNY"
    "autor_email" => "thamiresthuanny83@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => "5ec54267919d9_20052020_114455.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69628
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 3115
    "titulo" => "UM FIO DE OUTRO DESTINO NO CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA."
    "resumo" => "O NOSSO ESTUDO APRESENTA UMA ABORDAGEM SOBRE O CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLOSSANTI, PUBLICADO NO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO, EM 2006, SOB A COMPREENSÃO DE QUE ESTA NARRATIVA FRATURA A VOZ UNÍSSONA DO CÂNONE DAS FADAS, DE MODO A PERMITIR UMA REPRESENTAÇÃO DIFERENCIADA DA PERSONAGEM-PROTAGONISTA FEMININA. ESSAS MARCAS POLIFÔNICAS DO CONTO PROPICIAM UM PERCURSO DE ABORDAGEM DO TEXTO EM QUE A INTERTEXTUALIDADE SE DESTACA COMO PONTO FECUNDO PARA A CONSTRUÇÃO DOS VÁRIOS SENTIDOS DO TEXTO. ENTENDE-SE INTERTEXTUALIDADE AQUI NA FORMA DE PENSAMENTO POSTULADA PELO TEÓRICO MIKHAIL BAKHTIN AO CONCEBER O DIALOGISMO COMO UM CONCERTO DE VOZES EM DISPUTA, DE FORMA A PERMITIR A PLURALIDADE DEMOCRÁTICA DAS VOZES. TRATA-SE DE UMA COMPREENSÃO QUE SE ARTICULA COM O CONCEITO DE LETRAMENTO NO PONTO EM QUE TODAS AS RELAÇÕES SE AMPLIAM E SE CRUZAM NA FORMA DE AUTORIA, TEXTO, LEITOR, E DO PONTO DE VISTA DA SALA DE AULA, TEM-SE AINDA O (A) PROFESSOR (A) COMO MEDIADOR (A) DESTE PROCESSO PLURAL E AMPLO. DESTE MODO, O TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR AS VOZES DIALÓGICAS DA NARRATIVA A PARTIR DE BAKHTIN, BEM COMO PROPOR, CONSIDERANDO O CONTEXTO DA SALA DE AULA DO 7ª OU 8ª, UM PERCURSO DE ABORDAGEM INTERTEXTUAL PARA A NARRATIVA. NESTE SEGUNDO MOMENTO, MOBILIZAREMOS ALGUMAS ORIENTAÇÕES DE LETRAMENTO DE COSSON."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COLASANTI, DIALOGISMO, SALA DE AULA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3115_24082020152232.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES THUANNY DOS SANTOS TAVEROS"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES THUANNY"
    "autor_email" => "thamiresthuanny83@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => "5ec54267919d9_20052020_114455.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O NOSSO ESTUDO APRESENTA UMA ABORDAGEM SOBRE O CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLOSSANTI, PUBLICADO NO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO, EM 2006, SOB A COMPREENSÃO DE QUE ESTA NARRATIVA FRATURA A VOZ UNÍSSONA DO CÂNONE DAS FADAS, DE MODO A PERMITIR UMA REPRESENTAÇÃO DIFERENCIADA DA PERSONAGEM-PROTAGONISTA FEMININA. ESSAS MARCAS POLIFÔNICAS DO CONTO PROPICIAM UM PERCURSO DE ABORDAGEM DO TEXTO EM QUE A INTERTEXTUALIDADE SE DESTACA COMO PONTO FECUNDO PARA A CONSTRUÇÃO DOS VÁRIOS SENTIDOS DO TEXTO. ENTENDE-SE INTERTEXTUALIDADE AQUI NA FORMA DE PENSAMENTO POSTULADA PELO TEÓRICO MIKHAIL BAKHTIN AO CONCEBER O DIALOGISMO COMO UM CONCERTO DE VOZES EM DISPUTA, DE FORMA A PERMITIR A PLURALIDADE DEMOCRÁTICA DAS VOZES. TRATA-SE DE UMA COMPREENSÃO QUE SE ARTICULA COM O CONCEITO DE LETRAMENTO NO PONTO EM QUE TODAS AS RELAÇÕES SE AMPLIAM E SE CRUZAM NA FORMA DE AUTORIA, TEXTO, LEITOR, E DO PONTO DE VISTA DA SALA DE AULA, TEM-SE AINDA O (A) PROFESSOR (A) COMO MEDIADOR (A) DESTE PROCESSO PLURAL E AMPLO. DESTE MODO, O TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR AS VOZES DIALÓGICAS DA NARRATIVA A PARTIR DE BAKHTIN, BEM COMO PROPOR, CONSIDERANDO O CONTEXTO DA SALA DE AULA DO 7ª OU 8ª, UM PERCURSO DE ABORDAGEM INTERTEXTUAL PARA A NARRATIVA. NESTE SEGUNDO MOMENTO, MOBILIZAREMOS ALGUMAS ORIENTAÇÕES DE LETRAMENTO DE COSSON.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.