Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVENDANDO OS SABERES DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, SABERES DOCENTES, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68322
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 426
    "inscrito_id" => 3310
    "titulo" => "DESVENDANDO OS SABERES DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "A DOC?NCIA ? UMA A??O COMPLEXA E EXIGE UMA MULTIPLICIDADE DE SABERES ESPEC?FICOS. NO BRASIL, ESTUDOS SOBRE OS SABERES DOCENTES VEEM GANHANDO PROPOR??O. NESSE SENTIDO BUSCAMOS DIALOGAR COM OS AUTORES MAIS RECORRENTES NAS PESQUISAS QUE TRATAM DESSA TEM?TICA COMO FREIRE (1996), GAUTHIER (2013), PIMENTA (2028), TARDIF (2024) ENTRE OUTROS. A DOC?NCIA NA MODALIDADE DE EDUCA??O PROFISSIONAL APRESENTA ALGUMAS PARTICULARIDADES, DENTRE ELAS, ? EXERCIDA POR PESSOAS FORMADAS EM OUTRAS ?REAS, OU SEJA, QUE N?O CURSARAM LICENCIATURAS EM SUAS FORMA??ES INICIAIS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS SABERES DOCENTES CONSTITU?DOS E MOBILIZADOS NA PR?TICA PEDAG?GICA DOS PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL. FUNDAMENTA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO CAMPO DE ESTUDO UMA ESCOLA T?CNICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL QUE RESPONDERAM A UM QUESTION?RIO DE FORMA ON-LINE VIA LINK DISPONIBILIZADO PREVIAMENTE EM APLICATIVO DE ENVIO DE MENSAGENS (WHATSAPP). O TEMA CENTRAL ABORDADO NO QUESTION?RIO ESTAVA LIGADO ?S CONCEP??ES E PERSPECTIVAS DOS DOCENTES SOBRE A DOC?NCIA E SUAS ESPECIFICIDADES E SOBRE A IMPORT?NCIA DOS SABERES PEDAG?GICOS PARA UMA PR?TICA DOCENTE EFICAZ. T?M-SE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A CONSTATA??O DE QUE O EXERC?CIO DA DOC?NCIA DEVE SER ORIENTADO POR DIVERSOS SABERES, DESTACANDO OS EXPERIENCIAIS E PEDAG?GICOS E QUE A FORMA??O CONTINUADA DESPONTA COMO UM DOS PRINCIPAIS ESPA?OS DE CONSTITUI??O DESSES SABERES. A FORMA??O CONTINUADA ? COMPREENDIDA COMO AMBIENTE DE CUIDADO DA PR?TICA, ATRAV?S DA REFLEX?O DA E SOBRE A MESMA, DANDO IMPORT?NCIA AOS PARES, ATRAV?S DAS TROCAS DE EXPERI?NCIAS COLETIVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, SABERES DOCENTES, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID3310_30072020225835.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SILVA"
    "autor_email" => "anapaulas6@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68322
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 426
    "inscrito_id" => 3310
    "titulo" => "DESVENDANDO OS SABERES DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "A DOC?NCIA ? UMA A??O COMPLEXA E EXIGE UMA MULTIPLICIDADE DE SABERES ESPEC?FICOS. NO BRASIL, ESTUDOS SOBRE OS SABERES DOCENTES VEEM GANHANDO PROPOR??O. NESSE SENTIDO BUSCAMOS DIALOGAR COM OS AUTORES MAIS RECORRENTES NAS PESQUISAS QUE TRATAM DESSA TEM?TICA COMO FREIRE (1996), GAUTHIER (2013), PIMENTA (2028), TARDIF (2024) ENTRE OUTROS. A DOC?NCIA NA MODALIDADE DE EDUCA??O PROFISSIONAL APRESENTA ALGUMAS PARTICULARIDADES, DENTRE ELAS, ? EXERCIDA POR PESSOAS FORMADAS EM OUTRAS ?REAS, OU SEJA, QUE N?O CURSARAM LICENCIATURAS EM SUAS FORMA??ES INICIAIS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS SABERES DOCENTES CONSTITU?DOS E MOBILIZADOS NA PR?TICA PEDAG?GICA DOS PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL. FUNDAMENTA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO CAMPO DE ESTUDO UMA ESCOLA T?CNICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL QUE RESPONDERAM A UM QUESTION?RIO DE FORMA ON-LINE VIA LINK DISPONIBILIZADO PREVIAMENTE EM APLICATIVO DE ENVIO DE MENSAGENS (WHATSAPP). O TEMA CENTRAL ABORDADO NO QUESTION?RIO ESTAVA LIGADO ?S CONCEP??ES E PERSPECTIVAS DOS DOCENTES SOBRE A DOC?NCIA E SUAS ESPECIFICIDADES E SOBRE A IMPORT?NCIA DOS SABERES PEDAG?GICOS PARA UMA PR?TICA DOCENTE EFICAZ. T?M-SE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A CONSTATA??O DE QUE O EXERC?CIO DA DOC?NCIA DEVE SER ORIENTADO POR DIVERSOS SABERES, DESTACANDO OS EXPERIENCIAIS E PEDAG?GICOS E QUE A FORMA??O CONTINUADA DESPONTA COMO UM DOS PRINCIPAIS ESPA?OS DE CONSTITUI??O DESSES SABERES. A FORMA??O CONTINUADA ? COMPREENDIDA COMO AMBIENTE DE CUIDADO DA PR?TICA, ATRAV?S DA REFLEX?O DA E SOBRE A MESMA, DANDO IMPORT?NCIA AOS PARES, ATRAV?S DAS TROCAS DE EXPERI?NCIAS COLETIVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, SABERES DOCENTES, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID3310_30072020225835.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SILVA"
    "autor_email" => "anapaulas6@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A DOC?NCIA ? UMA A??O COMPLEXA E EXIGE UMA MULTIPLICIDADE DE SABERES ESPEC?FICOS. NO BRASIL, ESTUDOS SOBRE OS SABERES DOCENTES VEEM GANHANDO PROPOR??O. NESSE SENTIDO BUSCAMOS DIALOGAR COM OS AUTORES MAIS RECORRENTES NAS PESQUISAS QUE TRATAM DESSA TEM?TICA COMO FREIRE (1996), GAUTHIER (2013), PIMENTA (2028), TARDIF (2024) ENTRE OUTROS. A DOC?NCIA NA MODALIDADE DE EDUCA??O PROFISSIONAL APRESENTA ALGUMAS PARTICULARIDADES, DENTRE ELAS, ? EXERCIDA POR PESSOAS FORMADAS EM OUTRAS ?REAS, OU SEJA, QUE N?O CURSARAM LICENCIATURAS EM SUAS FORMA??ES INICIAIS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS SABERES DOCENTES CONSTITU?DOS E MOBILIZADOS NA PR?TICA PEDAG?GICA DOS PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL. FUNDAMENTA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO CAMPO DE ESTUDO UMA ESCOLA T?CNICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL QUE RESPONDERAM A UM QUESTION?RIO DE FORMA ON-LINE VIA LINK DISPONIBILIZADO PREVIAMENTE EM APLICATIVO DE ENVIO DE MENSAGENS (WHATSAPP). O TEMA CENTRAL ABORDADO NO QUESTION?RIO ESTAVA LIGADO ?S CONCEP??ES E PERSPECTIVAS DOS DOCENTES SOBRE A DOC?NCIA E SUAS ESPECIFICIDADES E SOBRE A IMPORT?NCIA DOS SABERES PEDAG?GICOS PARA UMA PR?TICA DOCENTE EFICAZ. T?M-SE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A CONSTATA??O DE QUE O EXERC?CIO DA DOC?NCIA DEVE SER ORIENTADO POR DIVERSOS SABERES, DESTACANDO OS EXPERIENCIAIS E PEDAG?GICOS E QUE A FORMA??O CONTINUADA DESPONTA COMO UM DOS PRINCIPAIS ESPA?OS DE CONSTITUI??O DESSES SABERES. A FORMA??O CONTINUADA ? COMPREENDIDA COMO AMBIENTE DE CUIDADO DA PR?TICA, ATRAV?S DA REFLEX?O DA E SOBRE A MESMA, DANDO IMPORT?NCIA AOS PARES, ATRAV?S DAS TROCAS DE EXPERI?NCIAS COLETIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.