O INTERESSE DA COMUNIDADE OUVINTE PELO ENSINO DA LIBRAS TEVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, E CONSEQUENTEMENTE A DEMANDA NAS ESCOLAS/PROFISSIONAIS QUE LECIONAM A LÍNGUA. COM ISSO, O CENTRO DE APOIO AO SURDO (CAS/DF) PRESTIGIADO PELO SEU ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, NO ANO DE 2019, RECEBEU INÚMERAS SOLICITAÇÕES PARA O CURSO DE LIBRAS BÁSICO NÍVEL 1A, CONTUDO, DEVIDO À GRANDE PROCURA REALIZOU-SE UM SORTEIO PARA A FORMAÇÃO DA TURMA. APÓS SER SORTEADA OBTIVE DIFERENTES PERCEPÇÕES AO LONGO DO SEMESTRE NO QUE ACARRETOU NOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: “O PRIMEIRO CONTATO COM UMA LÍNGUA PODE INFLUENCIAR O NÍVEL DE DEDICAÇÃO NOS ESTUDOS?” E “A QUALIDADE DO ENSINO É PROPORCIONAL À DEDICAÇÃO DO ALUNO?”. AO FIM DO SEMESTRE REALIZOU-SE UMA PESQUISA COM DIVERSAS PERGUNTAS RELACIONADAS À PERSPECTIVA INDIVIDUAL DE CADA ALUNO NO QUE RESULTOU EM DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM, DEDICAÇÃO NAS AULAS E PÓS-AULA, CONCOMITANTEMENTE COM OS ESTUDOS, COM OS PERCENTUAIS DE AVALIAÇÃO INTERCALANDO DE PÉSSIMO A EXCELENTE, COMPROVANDO ASSIM QUE UM RENOMADO CENTRO DE CAPACITAÇÃO COM INGRESSO CONCORRIDO NÃO É NECESSARIAMENTE VALORIZADO POR SEUS ESTUDANTES, ASSIM COMO UM BOM ESTUDANTE PODE NÃO SER RECONHECIDO PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.