AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO SÃO PRIVILEGIADAS QUANDO SE PREVÊ A APRENDIZAGEM PARA UMA REALIDADE DINÂMICA, QUE PREZA PELA APROXIMAÇÃO COM AS COMUNIDADES E A ATUAÇÃO POR NÍVEIS CRESCENTES DE COMPLEXIDADE, COMO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. E SE A ÚNICA FORMA DE VIABILIZAR O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 É DE FORMA REMOTA, QUANDO HÁ O PROPÓSITO DE DIMINUIR A EXCLUSÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO E MANTER A QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, O MAIOR DESAFIO É TRAÇAR ESTRATÉGIAS QUE TENHAM MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES E POSSAM ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE INDIVÍDUOS. ESTE ARTIGO DESCREVE A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE UMA PROPOSTA DE AULA ONLINE, COM METODOLOGIAS ATIVAS PARA A ENFERMAGEM. O REFERENCIAL TEÓRICO ESCOLHIDO PARA ANCORAR A CONSTRUÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, FOI O MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NOVA DE CELÉSTINFREINET. AS UNIDADES DE ANÁLISE ELABORADAS PARA A APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS POSSUEM RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS ORIENTADAS POR FREINET E FORAM ELAS: ‘PARA CADA GRUPO, UM CAMINHAR’; ‘PLANEJAMENTO E ACORDOS’; ‘AUTONOMIA E AUTORIA’; ‘REDE DE DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO’; ‘MEU QUERIDO DIÁRIO’.O MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADO E APRESENTADO OBEDECE AOS PRECEITOS DE FREINET E SERVE DE BASE PARA NOVOS ARTIGOS QUE ABORDEM A TEMÁTICA.