SABE-SE QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É REVERBERADO POR INÚMERAS COMPLEXIDADES E INCERTEZAS. E, QUANDO SE TRATA DA AVALIAÇÃO NESSE CONTEXTO É A SITUAÇÃO SE TORNA AINDA MAIS COMPLEXA, TENDO VISTA AS DEMANDAS DE UM SISTEMA DE ENSINO QUE POR SI SÓ É CONTEUDISTA E AS EXIGÊNCIAS QUE CONFIGURAM AS SINGULARIDADES DAS ESCOLAS E DAS SALAS DE AULA DO PAÍS. O TRABALHO APORTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE DEMO (1999), HAYDT (2000), HOFFMANN (2008) E LUCKESI (2011). NESSE SENTIDO, COM ESTE ESTUDO SE PROPÕE A RESPONDER AO QUESTIONAMENTO: COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA CAMPO DE PESQUISA? ASSIM COMO OBJETIVA REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, DESTACANDO OS PARADIGMAS E IMPLICAÇÕES QUE CONCERNEM A ESSE PROCESSO. PARA TANTO, REALIZA-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SEGUIDA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONSTITUÍDO POR QUESTÕES SEMIABERTAS A DEZ PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE REMANSO – BAHIA E DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS IN LÓCUS. OS DADOS DA PESQUISA REVELAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES COMPREENDE O ERRO DO ALUNO COMO POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS DE PRÁTICAS DE ENSINO. ASSIM, CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES ESTÃO ENVOLTOS NO PROCESSO AVALIATIVO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM.