NESTE TRABALHO APRESENTAMOS PARTE DOS RESULTADOS UMA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADA JOVENS BAILARINAS DE VAZANTINHA: CONCEITOS DE CORPO NOS ENTRELACES AFROANCESTRAIS DA DANÇA NA EDUCAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR OS CONCEITOS DE CORPO NA RELAÇÃO COM O MOVIMENTO PRODUZIDOS POR JOVENS BAILARINAS DO COLETIVO DE DANÇA RAÍZES DO NORDESTE, DA COMUNIDADE DE VAZANTINHA, LOCALIZADA NO BAIRRO ILHA DE SANTA IZABEL - PARNAÍBA/PI. AS QUESTÕES NORTEADORAS FORAM: O QUE PENSAM AS JOVENS DESTE COLETIVO SOBRE O CORPO NA RELAÇÃO COM O MOVIMENTO? O QUE APRENDEM COM O CORPO EM MOVIMENTO, DANÇANDO? QUAIS SEUS SABERES? QUE PROBLEMAS AS MOBILIZAM EM RELAÇÃO AO CORPO? QUAIS AS LINHAS DE FUGA QUE PRODUZEM FRENTE ÀS CONCEPÇÕES INSTITUÍDAS DE CORPO? O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO, A SOCIOPOÉTICA – UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DE PESQUISA QUE UTILIZA A ARTE PARA A CRIAÇÃO DE CONFETOS (CONCEITOS + AFETOS) RECONHECENDO O CORPO COMO FONTE DE CONHECIMENTO, CONFORME GAUTHIER (1995, 1999, 2009, 2012), ADAD (2008, 2011, 2012). PARA ESTA PESQUISA FORAM PRODUZIDAS E REALIZADAS DUAS TÉCNICAS PARA A PRODUÇÃO DE DADOS: “MUTANTE EM MAR DE LAMA” E “A RENDA DO CORPO”, ESTA ÚLTIMA GERANDO O “CORPO ENTRELAÇADO”. NA ANÁLISE DOS DADOS SURGEM OS CONFETOS DENTRE OS QUAIS DESTACAMOS NESSE TRABALHO: PALAVRAS DE TRADIÇÃO; SABERES DA TRADIÇÃO; CORPO ENTRELAÇÃO E CORPO COLETIVO; CORPO X E CORPO CRIATIVO ASSIM COMO, OS PROBLEMAS QUE ATRAVESSAM E MOBILIZAM O PENSAMENTO DO GRUPO-PESQUISADOR.