O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS COM O APOIO DO PODCAST NA UTILIZAÇÃO DO RECURSO LITERÁRIO PARA ENSINAR CONCEITOS MATEMÁTICOS. CONTUDO, A PROPOSTA É INTERDISCIPLINAR QUE DEMANDA APROFUNDAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO A PESQUISA, QUE CARACTERIZOU - SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PARTICIPANTE, COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS PELO GOOGLE FORMS. PARTICIPARAM 45 ALUNOS DA ESCOLA, MATRICULADOS, DOS TURNOS VESPERTINO E NOTURNO. OS SUJEITOS PARTICIPANTES PASSARAM A SE APROPRIAR DE CONHECIMENTOS, COM OS QUAIS CRIARAM RELAÇÕES SOCIAIS CONSTITUÍDAS DE SENSIBILIDADE, CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E CRITICIDADE, CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS PARA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS. CONSTATAMOS QUE ESSAS FERRAMENTAS DIGITAIS POR MEIO DOS PODCAST PROPORCIONARAM PRÁTICAS EXITOSAS E UM APRENDIZADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE FORMA PRAZEROSA, EFICAZ E LÚDICA, SUPERANDO O ENSINO TRADICIONAL.