Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DE TABULEIRO SOBRE A PEGADA ECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: ENSINO, JOGO, LÚDICO, PRÁTICA CIENTÍFICA, SUSTENTABILIDADE Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68780
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1052
    "inscrito_id" => 5882
    "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO SOBRE A PEGADA ECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O USO DE INDICADORES OBTIDOS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS QUE AVALIAM O IMPACTO DAS AÇÕES ANTRÓPICAS NO AMBIENTE E SEUS RECURSOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTA FORMA, A PEGADA ECOLÓGICA SURGE COMO UMA METODOLOGIA QUE CALCULA O IMPACTO E AS CONSEQUÊNCIAS DAS AÇÕES HUMANAS NO MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DO USO DE SEUS RECURSOS. OS RESULTADOS MOSTRAM COMO UM INDIVÍDUO, CIDADE OU PAÍS USUFRUI DOS RECURSOS CONFORME SEU MODO DE VIDA, COM O VALOR DA PEGADA ECOLÓGICA EQUIVALENTE AOS DANOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O JOGO É ELABORADO EM FOLHA DE TAMANHO A4 E 15 QUESTÕES ABORDANDO: DIETA, PRODUÇÃO DE LIXO, MORADIA, TRANSPORTE E CONSUMO DE RECURSOS ENERGÉTICOS. A SOMA DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO É REPRESENTADA POR CORES, SENDO: VERDE, AMARELO, VERMELHO E ROXO, QUE REPRESENTAM RESPETIVAMENTE: CONSUMO SUSTENTÁVEL, ALERTA, PERIGO E INSUSTENTÁVEL. ESSA PRÁTICA PERMITE QUE OS PARTICIPANTES OBTENHAM MAIOR PERCEPÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELAS SUAS AÇÕES NO MEIO AMBIENTE INFERINDO ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR SUA PEGADA ECOLÓGICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO, JOGO, LÚDICO, PRÁTICA CIENTÍFICA, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA14_ID5882_31082020110543.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLY BANDEIRA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLY MATIAS"
    "autor_email" => "graziellymatias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68780
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1052
    "inscrito_id" => 5882
    "titulo" => "JOGO DE TABULEIRO SOBRE A PEGADA ECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "O USO DE INDICADORES OBTIDOS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS QUE AVALIAM O IMPACTO DAS AÇÕES ANTRÓPICAS NO AMBIENTE E SEUS RECURSOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTA FORMA, A PEGADA ECOLÓGICA SURGE COMO UMA METODOLOGIA QUE CALCULA O IMPACTO E AS CONSEQUÊNCIAS DAS AÇÕES HUMANAS NO MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DO USO DE SEUS RECURSOS. OS RESULTADOS MOSTRAM COMO UM INDIVÍDUO, CIDADE OU PAÍS USUFRUI DOS RECURSOS CONFORME SEU MODO DE VIDA, COM O VALOR DA PEGADA ECOLÓGICA EQUIVALENTE AOS DANOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O JOGO É ELABORADO EM FOLHA DE TAMANHO A4 E 15 QUESTÕES ABORDANDO: DIETA, PRODUÇÃO DE LIXO, MORADIA, TRANSPORTE E CONSUMO DE RECURSOS ENERGÉTICOS. A SOMA DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO É REPRESENTADA POR CORES, SENDO: VERDE, AMARELO, VERMELHO E ROXO, QUE REPRESENTAM RESPETIVAMENTE: CONSUMO SUSTENTÁVEL, ALERTA, PERIGO E INSUSTENTÁVEL. ESSA PRÁTICA PERMITE QUE OS PARTICIPANTES OBTENHAM MAIOR PERCEPÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELAS SUAS AÇÕES NO MEIO AMBIENTE INFERINDO ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR SUA PEGADA ECOLÓGICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO, JOGO, LÚDICO, PRÁTICA CIENTÍFICA, SUSTENTABILIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA14_ID5882_31082020110543.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLY BANDEIRA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLY MATIAS"
    "autor_email" => "graziellymatias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O USO DE INDICADORES OBTIDOS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS QUE AVALIAM O IMPACTO DAS AÇÕES ANTRÓPICAS NO AMBIENTE E SEUS RECURSOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTA FORMA, A PEGADA ECOLÓGICA SURGE COMO UMA METODOLOGIA QUE CALCULA O IMPACTO E AS CONSEQUÊNCIAS DAS AÇÕES HUMANAS NO MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DO USO DE SEUS RECURSOS. OS RESULTADOS MOSTRAM COMO UM INDIVÍDUO, CIDADE OU PAÍS USUFRUI DOS RECURSOS CONFORME SEU MODO DE VIDA, COM O VALOR DA PEGADA ECOLÓGICA EQUIVALENTE AOS DANOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O JOGO É ELABORADO EM FOLHA DE TAMANHO A4 E 15 QUESTÕES ABORDANDO: DIETA, PRODUÇÃO DE LIXO, MORADIA, TRANSPORTE E CONSUMO DE RECURSOS ENERGÉTICOS. A SOMA DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO É REPRESENTADA POR CORES, SENDO: VERDE, AMARELO, VERMELHO E ROXO, QUE REPRESENTAM RESPETIVAMENTE: CONSUMO SUSTENTÁVEL, ALERTA, PERIGO E INSUSTENTÁVEL. ESSA PRÁTICA PERMITE QUE OS PARTICIPANTES OBTENHAM MAIOR PERCEPÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELAS SUAS AÇÕES NO MEIO AMBIENTE INFERINDO ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR SUA PEGADA ECOLÓGICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.