OS CONTEÚDOS VOLTADOS AO ENSINO DE BOTÂNICA TÊM SIDO CONSIDERADOS POR ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA VEGETAL (FV). PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, COMO OS TEMAS DE BOTÂNICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL TÊM SIDO ABORDADOS. PARA TANTO, FOI SELECIONADA A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” UTILIZADA EM TODAS AS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” UTILIZADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE. PARA A ANÁLISE DOS LIVROS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO AS SEGUINTES CATEGORIAS: I. ORGANIZAÇÃO; II. PÁGINA; III. CAPÍTULO; IV. CONTEÚDO; V. CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE; VI. TABELA; VII. BOXE; VIII. FIGURA; IX. TEXTO. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE AMBAS AS COLEÇÕES ABORDAM TEMAS DE FV DE MANEIRA DIVERSIFICADA, SENDO A FORMA TEXTUAL O RECURSO MAIS UTILIZADO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” ABORDA FV EM 79 PÁGINAS, ENQUANTO A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” DESTINA 55 PÁGINAS PARA O MESMO CONTEÚDO, O QUE CORRESPONDE A 9,25% E 6,95% DO TOTAL DE CONTEÚDOS TRATADOS NOS LIVROS, RESPECTIVAMENTE.