ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67956 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2890 "inscrito_id" => 1994 "titulo" => "ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "OS CONTEÚDOS VOLTADOS AO ENSINO DE BOTÂNICA TÊM SIDO CONSIDERADOS POR ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA VEGETAL (FV). PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, COMO OS TEMAS DE BOTÂNICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL TÊM SIDO ABORDADOS. PARA TANTO, FOI SELECIONADA A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” UTILIZADA EM TODAS AS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” UTILIZADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE. PARA A ANÁLISE DOS LIVROS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO AS SEGUINTES CATEGORIAS: I. ORGANIZAÇÃO; II. PÁGINA; III. CAPÍTULO; IV. CONTEÚDO; V. CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE; VI. TABELA; VII. BOXE; VIII. FIGURA; IX. TEXTO. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE AMBAS AS COLEÇÕES ABORDAM TEMAS DE FV DE MANEIRA DIVERSIFICADA, SENDO A FORMA TEXTUAL O RECURSO MAIS UTILIZADO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” ABORDA FV EM 79 PÁGINAS, ENQUANTO A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” DESTINA 55 PÁGINAS PARA O MESMO CONTEÚDO, O QUE CORRESPONDE A 9,25% E 6,95% DO TOTAL DE CONTEÚDOS TRATADOS NOS LIVROS, RESPECTIVAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, SÃO ROQUE, ENSINO PÚBLICO, ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1994_01102020235445.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA SALES CALAÇO ROQUE" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA SALES" "autor_email" => "calaco.gabriella@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67956 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2890 "inscrito_id" => 1994 "titulo" => "ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "OS CONTEÚDOS VOLTADOS AO ENSINO DE BOTÂNICA TÊM SIDO CONSIDERADOS POR ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA VEGETAL (FV). PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, COMO OS TEMAS DE BOTÂNICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL TÊM SIDO ABORDADOS. PARA TANTO, FOI SELECIONADA A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” UTILIZADA EM TODAS AS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” UTILIZADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE. PARA A ANÁLISE DOS LIVROS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO AS SEGUINTES CATEGORIAS: I. ORGANIZAÇÃO; II. PÁGINA; III. CAPÍTULO; IV. CONTEÚDO; V. CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE; VI. TABELA; VII. BOXE; VIII. FIGURA; IX. TEXTO. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE AMBAS AS COLEÇÕES ABORDAM TEMAS DE FV DE MANEIRA DIVERSIFICADA, SENDO A FORMA TEXTUAL O RECURSO MAIS UTILIZADO. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” ABORDA FV EM 79 PÁGINAS, ENQUANTO A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” DESTINA 55 PÁGINAS PARA O MESMO CONTEÚDO, O QUE CORRESPONDE A 9,25% E 6,95% DO TOTAL DE CONTEÚDOS TRATADOS NOS LIVROS, RESPECTIVAMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, SÃO ROQUE, ENSINO PÚBLICO, ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1994_01102020235445.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA SALES CALAÇO ROQUE" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA SALES" "autor_email" => "calaco.gabriella@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }