A FICÇÃO AFRICANA NO ENSINO DE LITERATURA: O LETRAMENTO RACIAL COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR LITERÁRIO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67622 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2149 "inscrito_id" => 4246 "titulo" => "A FICÇÃO AFRICANA NO ENSINO DE LITERATURA: O LETRAMENTO RACIAL COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR LITERÁRIO" "resumo" => "NO DECORRER DA VIDA ESCOLAR NO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, É DIFÍCIL PERCEBER O USO DE NARRATIVAS QUE VALORIZEM A HISTÓRIA DE DIFERENTES POVOS POR MEIO DE SUAS PRÓPRIAS PERSPECTIVAS, HAVENDO UMA PREDOMINÂNCIA DE NARRATIVAS EUROCÊNTRICAS E HEGEMÔNICAS. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI REFLETIR SOBRE COMO A UTILIZAÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL LIGADO AO LETRAMENTO CRÍTICO POR INTERMÉDIO DA LITERATURA AFRICANA, PROPICIA O (RE)CONHECIMENTO RACIAL E O ENFRENTAMENTO DE CONCEITOS E PRÉ-CONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS, BEM COMO A CRITICIDADE, O DEBATE, A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DAS LITERATURAS ANTICOLONIAIS. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA, UTILIZARAM-SE AS DISCUSSÕES DE TEÓRICOS COMO SOARES (2004), STREET (2014), SKERRETT (2011), GUINIER (2004), MOSLEY (2010), CANDIDO (1995), RIBEIRO (2020), MUNANGA (2012), GOMES (2012), FERREIRA (1987), ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. APOIANDO-SE NOS RESULTADOS DA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS QUE RECONHECEM HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADES DE RAÇA ADVINDAS DA LITERATURA AFRICANA, POSSIBILITAM UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO LEITOR LITERÁRIO, OPORTUNIZANDO A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MAIS AGRADÁVEIS, A DESMITIFICAÇÃO DE PRECONCEITOS ARRAIGADOS E O TRABALHO COM TEMAS POLÍTICOS CONTEMPORÂNEOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO RACIAL, LITERATURA AFRICANA, ENSINO DE LITERATURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4246_29092020001009.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES" "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67622 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2149 "inscrito_id" => 4246 "titulo" => "A FICÇÃO AFRICANA NO ENSINO DE LITERATURA: O LETRAMENTO RACIAL COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR LITERÁRIO" "resumo" => "NO DECORRER DA VIDA ESCOLAR NO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, É DIFÍCIL PERCEBER O USO DE NARRATIVAS QUE VALORIZEM A HISTÓRIA DE DIFERENTES POVOS POR MEIO DE SUAS PRÓPRIAS PERSPECTIVAS, HAVENDO UMA PREDOMINÂNCIA DE NARRATIVAS EUROCÊNTRICAS E HEGEMÔNICAS. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI REFLETIR SOBRE COMO A UTILIZAÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL LIGADO AO LETRAMENTO CRÍTICO POR INTERMÉDIO DA LITERATURA AFRICANA, PROPICIA O (RE)CONHECIMENTO RACIAL E O ENFRENTAMENTO DE CONCEITOS E PRÉ-CONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS, BEM COMO A CRITICIDADE, O DEBATE, A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DAS LITERATURAS ANTICOLONIAIS. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA, UTILIZARAM-SE AS DISCUSSÕES DE TEÓRICOS COMO SOARES (2004), STREET (2014), SKERRETT (2011), GUINIER (2004), MOSLEY (2010), CANDIDO (1995), RIBEIRO (2020), MUNANGA (2012), GOMES (2012), FERREIRA (1987), ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. APOIANDO-SE NOS RESULTADOS DA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS QUE RECONHECEM HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADES DE RAÇA ADVINDAS DA LITERATURA AFRICANA, POSSIBILITAM UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO LEITOR LITERÁRIO, OPORTUNIZANDO A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MAIS AGRADÁVEIS, A DESMITIFICAÇÃO DE PRECONCEITOS ARRAIGADOS E O TRABALHO COM TEMAS POLÍTICOS CONTEMPORÂNEOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO RACIAL, LITERATURA AFRICANA, ENSINO DE LITERATURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4246_29092020001009.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES" "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }