O PRESENTE TRABALHO TRAZ UMA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (NTDICS) NO ?MBITO ESCOLAR E A SUA IMPORT?NCIA PARA A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO INVESTIGAR O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, SEUS DESAFIOS E A ADEQUA??O DOS DOCENTES, PRINCIPALMENTE NO ATUAL PARADIGMA DA PANDEMIA COVID-19 COM SUAS MUDAN?AS EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, INCLUSIVE NA EDUCA??O. A METODOLOGIA UTILIZADA DIVIDIU-SE EM TR?S MOMENTOS; O PRIMEIRO, COM A BUSCA DE UMA BASE BIBLIOGR?FICA QUE CONTEMPLASSE A TEM?TICA ESTUDADA, BASEANDO-SE EM AUTORES COMO ALMEIDA (2016), COSTA (2014), VALENTE (2013), DANTAS (2011), DEMACENO FILHO ET AL. (2011), ENTRE OUTROS. NO SEGUNDO MOMENTO, FOI REALIZANDO UM QUESTION?RIO COM PERGUNTAS DE M?LTIPLAS ESCOLHAS COM OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO MUNIC?PIO DE TABIRA, PERNAMBUCO, POR MEIO DO GOOGLE FORMUL?RIOS, PARA ASSIM AVERIGUAR OS DESAFIOS QUE ESTES EST?O ENFRENTANDO COM AS AULAS NA PANDEMIA. NO TERCEIRO MOMENTO, A AN?LISE DAS RESPOSTAS DO QUESTION?RIO, OBSERVANDO SUAS EXPERI?NCIAS E A ADEQUA??O AO PER?ODO PAND?MICO QUE NOS ENCONTRAMOS. NESSE SENTIDO, O QUESTION?RIO NOS MOSTROU O RESULTADO ALARMANTE, DA FALTA DE CAPACITA??O DOS PROFESSORES PARA ENVOLVER AS FERRAMENTAS DIGITAIS E AS DIFICULDADES QUE OS MESMOS POSSUEM PARA SE ADEQUAR COM AS AULAS ONLINE, UMA VEZ QUE ESTAS REQUEREM UTILIZAR RECURSOS DIGITAIS COMO UMA FERRAMENTA METODOL?GICA PARA O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM.