Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSAR GRAMSCI NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA, FORMAÇÃO OMNILATERAL, , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

EM SUA OBRA, GRAMSCI AFIRMOU QUE A EDUCAÇÃO DOS SERES HUMANOS NECESSITA SER PERPASSADA POR DIVERSAS DIMENSÕES. SEI CONCEITO DE EDUCAÇÃO UNITÁRIA CONSISTIRIA EM UM PROCESSO EDUCACIONAL QUE CONSEGUE ENGLOBAR OS FATORES CONSTITUINTES DO INDIVÍDUO: O COMPONENTE SOCIAL, INTELECTUAL, CULTURAL E AFETIVO. NESSE SENTIDO, A EDUCAÇÃO UNITÁRIA CONSISTIRIA EM UMA EDUCAÇÃO MAIS RICA, PORQUE MAIS HUMANIZADA, MAIS DIVERSIFICADA, MAIS CRIATIVA E, POR CONSEGUINTE, EMANCIPADORA. NO ENTANTO, É PRECISO DIZER QUE AS CONTRIBUIÇÕES DE GRAMSCI PODEM SER ÚTEIS NO CONTEXTO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO, EM QUE SE FAZ PRECISO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DENTRO DE UMA SOCIEDADE VELHA E OPRESSORA, PORQUE DIVIDIDA EM CLASSES SOCIAIS. A DIZER, ACREDITAMOS QUE AS REFLEXÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE ANTÔNIO GRAMSCI, NÃO OBSTANTE A DISTÂNCIA NO TEMPO E NO ESPAÇO, AINDA FAZEM MUITO SENTIDO PARA O BRASIL DO SÉCULO XXI, PORQUE, EMBORA TENHAM SERVIDO À FINALIDADE ESPECÍFICA DE CONSOLIDAR O SOCIALISMO NA ITÁLIA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX, ELAS SERVEM NA VERDADE A QUALQUER TEMPO E LUGAR CARENTES DE JUSTIÇA SOCIAL.

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