A CULTURA É PARTE DE UM TODO EM QUE CADA INDIVÍDUO VAI CONSTRUINDO E PARTICIPANDO FORA E DENTRO DA ESCOLA, NESTE SENTIDO O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA BNCC NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA E TODA RELAÇÃO COM A CULTURA EXISTENTE, TAL COMO DEFINIU OS CONCEITOS DE CULTURA, CULTURA LOCAL E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO ESCOLAR; DESCREVEU A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E CURRÍCULO POR MEIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; APRESENTOU POR MEIO DE TEORIAS A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ALIADA AO CURRÍCULO E CARACTERIZOU AS TEORIAS E RELACIONAR COM O CONTEXTO QUE O CURRÍCULO ESTÁ INSERIDO, O QUAL É DA ILHA DO MARAJÓ. TENDO COMO PROBLEMÁTICA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA DO MARAJÓ?, UMA RESPOSTA QUE ASSINALOU UMA PESQUISA DESCRITIVA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. POR MEIO DE TEORIAS RENOMADOS COMO APLLE (2006), ARROYO (2003), ASSEF MENDES (2008), GEERTZ (1989), HAGE (2005), HALL (2006), LIMA (2013), MATTA (1981), PINHEIRO (2009) ENTRE OUTROS. ASSIM, BUSCA-SE NESTE ARTIGO DISCUTIR QUE A CULTURA SEJA UM ITEM NECESSÁRIO PARA A COMPOSIÇÃO DO CURRÍCULO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE O CONHECIMENTO CULTURAL EMPÍRICO/FAMILIAR/POPULAR DEVA SER CONECTADO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESDE O INÍCIO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE POR MEIO DA CULTURA A CRIANÇA ASSOCIE OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM MAIOR FACILIDADE.