A BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA CULTURAL RIBEIRINHA MARAJOARA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67519 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1547 "inscrito_id" => 4852 "titulo" => "A BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA CULTURAL RIBEIRINHA MARAJOARA" "resumo" => "A CULTURA É PARTE DE UM TODO EM QUE CADA INDIVÍDUO VAI CONSTRUINDO E PARTICIPANDO FORA E DENTRO DA ESCOLA, NESTE SENTIDO O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA BNCC NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA E TODA RELAÇÃO COM A CULTURA EXISTENTE, TAL COMO DEFINIU OS CONCEITOS DE CULTURA, CULTURA LOCAL E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO ESCOLAR; DESCREVEU A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E CURRÍCULO POR MEIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; APRESENTOU POR MEIO DE TEORIAS A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ALIADA AO CURRÍCULO E CARACTERIZOU AS TEORIAS E RELACIONAR COM O CONTEXTO QUE O CURRÍCULO ESTÁ INSERIDO, O QUAL É DA ILHA DO MARAJÓ. TENDO COMO PROBLEMÁTICA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA DO MARAJÓ?, UMA RESPOSTA QUE ASSINALOU UMA PESQUISA DESCRITIVA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. POR MEIO DE TEORIAS RENOMADOS COMO APLLE (2006), ARROYO (2003), ASSEF MENDES (2008), GEERTZ (1989), HAGE (2005), HALL (2006), LIMA (2013), MATTA (1981), PINHEIRO (2009) ENTRE OUTROS. ASSIM, BUSCA-SE NESTE ARTIGO DISCUTIR QUE A CULTURA SEJA UM ITEM NECESSÁRIO PARA A COMPOSIÇÃO DO CURRÍCULO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE O CONHECIMENTO CULTURAL EMPÍRICO/FAMILIAR/POPULAR DEVA SER CONECTADO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESDE O INÍCIO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE POR MEIO DA CULTURA A CRIANÇA ASSOCIE OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM MAIOR FACILIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "BNCC, CULTURA, EDUCAÇÃO RIBEIRINHA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID4852_01092020235714.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCK WIRLEN QUADROS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCK WIRLEN QUADROS" "autor_email" => "franckwirlen@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67519 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1547 "inscrito_id" => 4852 "titulo" => "A BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA CULTURAL RIBEIRINHA MARAJOARA" "resumo" => "A CULTURA É PARTE DE UM TODO EM QUE CADA INDIVÍDUO VAI CONSTRUINDO E PARTICIPANDO FORA E DENTRO DA ESCOLA, NESTE SENTIDO O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA BNCC NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA E TODA RELAÇÃO COM A CULTURA EXISTENTE, TAL COMO DEFINIU OS CONCEITOS DE CULTURA, CULTURA LOCAL E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO ESCOLAR; DESCREVEU A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E CURRÍCULO POR MEIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; APRESENTOU POR MEIO DE TEORIAS A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ALIADA AO CURRÍCULO E CARACTERIZOU AS TEORIAS E RELACIONAR COM O CONTEXTO QUE O CURRÍCULO ESTÁ INSERIDO, O QUAL É DA ILHA DO MARAJÓ. TENDO COMO PROBLEMÁTICA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA LOCAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA DO MARAJÓ?, UMA RESPOSTA QUE ASSINALOU UMA PESQUISA DESCRITIVA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. POR MEIO DE TEORIAS RENOMADOS COMO APLLE (2006), ARROYO (2003), ASSEF MENDES (2008), GEERTZ (1989), HAGE (2005), HALL (2006), LIMA (2013), MATTA (1981), PINHEIRO (2009) ENTRE OUTROS. ASSIM, BUSCA-SE NESTE ARTIGO DISCUTIR QUE A CULTURA SEJA UM ITEM NECESSÁRIO PARA A COMPOSIÇÃO DO CURRÍCULO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE O CONHECIMENTO CULTURAL EMPÍRICO/FAMILIAR/POPULAR DEVA SER CONECTADO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESDE O INÍCIO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE POR MEIO DA CULTURA A CRIANÇA ASSOCIE OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM MAIOR FACILIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "BNCC, CULTURA, EDUCAÇÃO RIBEIRINHA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID4852_01092020235714.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCK WIRLEN QUADROS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCK WIRLEN QUADROS" "autor_email" => "franckwirlen@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }