Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DOS CUIDADORES ESCOLARES NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, CUIDADOR ESCOLAR, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69221
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2054
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => """
      OS DESAFIOS DOS CUIDADORES ESCOLARES NA INCLUSÃO DE\r\n
      ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
      """
    "resumo" => """
      A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR DE ENSINO É UM DOS\r\n
      GRANDES DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POR ISSO, FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO REFLETIR ACERCA DESTE\r\n
      CONTEXTO, PARA QUE SE ENCONTRE CAMINHOS QUE VIABILIZEM TAL INCLUSÃO. UMA DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS\r\n
      TEM SIDO A PRESENÇA DO CUIDADOR ESCOLAR, NO ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DESSES ESTUDANTES. ESSE ARTIGO\r\n
      TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS CUIDADORES DE CRIANÇAS\r\n
      COM TEA EM SUA TRAJETÓRIA COMO PROFISSIONAL DE APOIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA, NA QUAL CUIDADORES ESCOLARES RESPONDERAM INDIVIDUALMENTE A UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL E OS\r\n
      DADOS FORAM ANALISADOS CONSIDERANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016). OS\r\n
      RESULTADOS IDENTIFICARAM LACUNAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DESSES ESTUDANTES, DENTRE ELAS A FALTA\r\n
      DE CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO DOS CUIDADORES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, SURGINDO ASSIM\r\n
      DIFICULDADES EM DESEMPENHAR O PAPEL DE AGENTE INCLUSIVO NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, CUIDADOR ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID7291_24092020192531.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERSSICA CARNEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JERSSICA CARNEIRO"
    "autor_email" => "jerssicas.mernick@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => "5f690f0a36bfc_21092020_173730.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69221
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2054
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => """
      OS DESAFIOS DOS CUIDADORES ESCOLARES NA INCLUSÃO DE\r\n
      ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
      """
    "resumo" => """
      A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR DE ENSINO É UM DOS\r\n
      GRANDES DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POR ISSO, FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO REFLETIR ACERCA DESTE\r\n
      CONTEXTO, PARA QUE SE ENCONTRE CAMINHOS QUE VIABILIZEM TAL INCLUSÃO. UMA DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS\r\n
      TEM SIDO A PRESENÇA DO CUIDADOR ESCOLAR, NO ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DESSES ESTUDANTES. ESSE ARTIGO\r\n
      TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS CUIDADORES DE CRIANÇAS\r\n
      COM TEA EM SUA TRAJETÓRIA COMO PROFISSIONAL DE APOIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA, NA QUAL CUIDADORES ESCOLARES RESPONDERAM INDIVIDUALMENTE A UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL E OS\r\n
      DADOS FORAM ANALISADOS CONSIDERANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016). OS\r\n
      RESULTADOS IDENTIFICARAM LACUNAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DESSES ESTUDANTES, DENTRE ELAS A FALTA\r\n
      DE CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO DOS CUIDADORES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, SURGINDO ASSIM\r\n
      DIFICULDADES EM DESEMPENHAR O PAPEL DE AGENTE INCLUSIVO NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, CUIDADOR ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID7291_24092020192531.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERSSICA CARNEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JERSSICA CARNEIRO"
    "autor_email" => "jerssicas.mernick@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => "5f690f0a36bfc_21092020_173730.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR DE ENSINO É UM DOS GRANDES DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POR ISSO, FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO REFLETIR ACERCA DESTE CONTEXTO, PARA QUE SE ENCONTRE CAMINHOS QUE VIABILIZEM TAL INCLUSÃO. UMA DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS TEM SIDO A PRESENÇA DO CUIDADOR ESCOLAR, NO ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DESSES ESTUDANTES. ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TEA EM SUA TRAJETÓRIA COMO PROFISSIONAL DE APOIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL CUIDADORES ESCOLARES RESPONDERAM INDIVIDUALMENTE A UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL E OS DADOS FORAM ANALISADOS CONSIDERANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016). OS RESULTADOS IDENTIFICARAM LACUNAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DESSES ESTUDANTES, DENTRE ELAS A FALTA DE CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO DOS CUIDADORES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, SURGINDO ASSIM DIFICULDADES EM DESEMPENHAR O PAPEL DE AGENTE INCLUSIVO NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.