A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO REGULAR DE ENSINO É UM DOS
GRANDES DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POR ISSO, FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO REFLETIR ACERCA DESTE
CONTEXTO, PARA QUE SE ENCONTRE CAMINHOS QUE VIABILIZEM TAL INCLUSÃO. UMA DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS
TEM SIDO A PRESENÇA DO CUIDADOR ESCOLAR, NO ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DESSES ESTUDANTES. ESSE ARTIGO
TEM COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS CUIDADORES DE CRIANÇAS
COM TEA EM SUA TRAJETÓRIA COMO PROFISSIONAL DE APOIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM
QUALITATIVA, NA QUAL CUIDADORES ESCOLARES RESPONDERAM INDIVIDUALMENTE A UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL E OS
DADOS FORAM ANALISADOS CONSIDERANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN (2016). OS
RESULTADOS IDENTIFICARAM LACUNAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DESSES ESTUDANTES, DENTRE ELAS A FALTA
DE CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO DOS CUIDADORES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, SURGINDO ASSIM
DIFICULDADES EM DESEMPENHAR O PAPEL DE AGENTE INCLUSIVO NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.