RESUMO
O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS ANALISAR OS ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL DO SENSO DE MEDIDA SOB A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS, BEM COMO, DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DA VIDA COTIDIANA. ESTE ESTUDO EXPLORATÓRIO E DE ABORDAGEM QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDO COM DUAS CRIANÇAS DE 3 E 6 ANOS DE IDADE E ANALISADO COM BASE EM REFERENCIAIS TEÓRICOS COMO LORENZATO (2011), PNAIC (2014), RCNEI (1998), BNCC (2017). APESAR DA AÇÃO DE MEDIR ESTAR PRESENTE NO COTIDIANO DA CRIANÇA É PRECISO QUE, NO CAMPO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS, INICIALMENTE, AS EXPERIÊNCIAS COM SENSO DE MEDIDA, SEJAM VIVENCIADAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE SEJAM PLANEJADAS PARA AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS JUNTO COM AS CRIANÇAS. DESSA MANEIRA, É POSSÍVEL TRABALHAR COM SENSO DE MEDIDA NOS DIFERENTES CAMPOS DE SABER, ATRAVÉS DE PRÁTICAS QUE PRIORIZEM E TAMBÉM AMPLIEM AS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS. COM ESTE TRABALHO CONCLUÍMOS QUE EXISTE A NECESSIDADE DA APLICAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM SALA DE AULA, AINDA QUE A ABORDAGEM DESTE TEMA, PARA ALGUNS PROFESSORES, SEJA POUCO RELEVANTE, NÃO DIMINUI A SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR E PARA A VIDA, ALÉM DISSO, É IMPRESCINDÍVEL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, PROFISSIONAL E PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DA CONCEITUALIZAÇÃO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS.