SOUZA, Isaura Lays Sá Fernandes De. Educação infantil e rotina pedagógica. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68450>. Acesso em: 04/11/2024 19:20
A ROTINA ESCOLAR É UMA CATEGORIA PEDAGÓGICA RELACIONADA A ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO DAS AÇÕES QUE ACONTECEM ENQUANTO AS CRIANÇAS ESTÃO NA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENFOCANDO SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA MORAL DAS CRIANÇAS. NO QUE DIZ RESPEITO A METODOLOGIA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA. O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO CONTOU COM OS ESTUDOS DE: BARBOSA (2006), PROENÇA (2004), ZABALZA (1998), ENTRE OUTROS. QUANTO AOS RESULTADOS, FOI IDENTIFICADO QUE UMA ROTINA PEDAGÓGICA BEM PLANEJADA E QUE CONSIDERE AS ESPECIFICIDADES INFANTIS PODE TRANSFORMAR O COTIDIANO ESCOLAR E COLABORAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS POR TORNÁ-LAS MAIS SEGURAS E AUTÔNOMAS.