O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DO ARTIGO CONSISTE EM CONTRIBUIR COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE GENÉTICA ATRAVÉS DO JOGO DIDÁTICO. A PROPOSTA DIDÁTICA FOI REALIZADA NUMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA PARTE ALTA DA CIDADE DE MACEIÓ AL. NESSE CONTEXTO, PARTICIPARAM DA PESQUISA 30 ESTUDANTES MATRICULADOS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, TURMA B, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 14 E 18 ANOS, SENDO VINTE E UM DO SEXO FEMININO E NOVE DO SEXO MASCULINO. DESSA MANEIRA, NOSSO ARTIGO COLOCA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, REFERENCIAL TEÓRICO ESSE QUE SE CONTRAPÕE A ESSA SOCIEDADE INTENSAMENTE CALCADA NA LÓGICA CAPITALISTA. NESSE SENTIDO, OBSERVA-SE UMA GRANDE FREQUÊNCIA COM QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS VEM SENDO DISCUTIDO COM BASES TEÓRICAS NÃO CRÍTICAS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES SE COLOCA COMO PROPOSTA INOVADORA E ATUAL, MAS POR OUTRO LADO CONTRIBUI NÃO SOMENTE PARA A MANUTENÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA, MAS TAMBÉM COM O ESVAZIAMENTO CULTURAL DA ESCOLA PÚBLICA. ASSIM, ESSE ARTIGO BUSCA NÃO SOMENTE RESGATAR A FUNÇÃO DO PROFESSOR, QUE PLANEJA E PENSA SUA PRÁTICA DOCENTE VISANDO O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ESTUDANTES, COMO TAMBÉM BUSCAMOS CONTRAPOR A IDEIA DO PROFESSOR SER CONSIDERADO APENAS UM MEDIADOR, INSTRUTOR, CONCEPÇÃO ESSA FORTEMENTE CONSOLIDADA NAS IDEIAS CONSTRUTIVISTAS.