Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MARANHÃO

Palavra-chaves: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, LICENCIATURA EM BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68059
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2743
    "inscrito_id" => 949
    "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MARANHÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS QUE FORMAM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTEMPLAM ESTUDOS E DISCUSSÕES ACERCA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL. O CORPUS DA PESQUISA FOI FORMADO PELOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) DAS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, QUE OFERTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. FOI REALIZADA A ANÁLISE A PARTIR DO REFERENCIAL DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: DISCIPLINAS CURRICULARES; COMPONENTE CURRICULAR E PERFIL DO EGRESSO. A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NO QUE CONCERNE A UMA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O ENSINO, AINDA SE ENCONTRA INCIPIENTE, UMA VEZ QUE DAS TRÊS INSTITUIÇÕES ANALISADAS APENAS DUAS APRESENTARAM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS QUE ABORDAM ASPECTOS RELACIONADOS A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIAS EM SEUS CURRÍCULOS APRESENTANDO POUCO ESPAÇO PARA QUE SE TENHAM PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES MAIORES SOBRE ESTES TEMAS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ESPAÇO PARA ESSAS DISCUSSÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL COMO UM CONTRAPONTO ÀS VISÕES DISTORCIDAS DA CIÊNCIA. É VÁLIDO AINDA RESSALTAR QUE O CURRÍCULO É UMA FERRAMENTA POLÍTICA E DE PODER, SENDO UM REFLEXO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E REFLETINDO TAMBÉM NOS PROFISSIONAIS QUE SAIRÃO COM SEUS TÍTULOS, SENDO ASSIM, SUMÁRIO QUE DURANTE SUAS FORMAÇÕES, E SOBRETUDO NAS ÁREAS ESPECÍFICAS, POSSAM DAR POSSIBILIDADES E ESPAÇOS PARA QUE SE POSSA RESSIGNIFICAR E NATUREZA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, LICENCIATURA EM BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID949_01102020221259.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STELLA CAMARA"
    "autor_email" => "stellacamara6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68059
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2743
    "inscrito_id" => 949
    "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MARANHÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS QUE FORMAM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTEMPLAM ESTUDOS E DISCUSSÕES ACERCA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL. O CORPUS DA PESQUISA FOI FORMADO PELOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) DAS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, QUE OFERTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. FOI REALIZADA A ANÁLISE A PARTIR DO REFERENCIAL DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: DISCIPLINAS CURRICULARES; COMPONENTE CURRICULAR E PERFIL DO EGRESSO. A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NO QUE CONCERNE A UMA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O ENSINO, AINDA SE ENCONTRA INCIPIENTE, UMA VEZ QUE DAS TRÊS INSTITUIÇÕES ANALISADAS APENAS DUAS APRESENTARAM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS QUE ABORDAM ASPECTOS RELACIONADOS A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIAS EM SEUS CURRÍCULOS APRESENTANDO POUCO ESPAÇO PARA QUE SE TENHAM PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES MAIORES SOBRE ESTES TEMAS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ESPAÇO PARA ESSAS DISCUSSÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL COMO UM CONTRAPONTO ÀS VISÕES DISTORCIDAS DA CIÊNCIA. É VÁLIDO AINDA RESSALTAR QUE O CURRÍCULO É UMA FERRAMENTA POLÍTICA E DE PODER, SENDO UM REFLEXO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E REFLETINDO TAMBÉM NOS PROFISSIONAIS QUE SAIRÃO COM SEUS TÍTULOS, SENDO ASSIM, SUMÁRIO QUE DURANTE SUAS FORMAÇÕES, E SOBRETUDO NAS ÁREAS ESPECÍFICAS, POSSAM DAR POSSIBILIDADES E ESPAÇOS PARA QUE SE POSSA RESSIGNIFICAR E NATUREZA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, LICENCIATURA EM BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID949_01102020221259.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STELLA CAMARA"
    "autor_email" => "stellacamara6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS QUE FORMAM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTEMPLAM ESTUDOS E DISCUSSÕES ACERCA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL. O CORPUS DA PESQUISA FOI FORMADO PELOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) DAS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, QUE OFERTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. FOI REALIZADA A ANÁLISE A PARTIR DO REFERENCIAL DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: DISCIPLINAS CURRICULARES; COMPONENTE CURRICULAR E PERFIL DO EGRESSO. A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NO QUE CONCERNE A UMA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O ENSINO, AINDA SE ENCONTRA INCIPIENTE, UMA VEZ QUE DAS TRÊS INSTITUIÇÕES ANALISADAS APENAS DUAS APRESENTARAM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS QUE ABORDAM ASPECTOS RELACIONADOS A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIAS EM SEUS CURRÍCULOS APRESENTANDO POUCO ESPAÇO PARA QUE SE TENHAM PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES MAIORES SOBRE ESTES TEMAS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ESPAÇO PARA ESSAS DISCUSSÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL COMO UM CONTRAPONTO ÀS VISÕES DISTORCIDAS DA CIÊNCIA. É VÁLIDO AINDA RESSALTAR QUE O CURRÍCULO É UMA FERRAMENTA POLÍTICA E DE PODER, SENDO UM REFLEXO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E REFLETINDO TAMBÉM NOS PROFISSIONAIS QUE SAIRÃO COM SEUS TÍTULOS, SENDO ASSIM, SUMÁRIO QUE DURANTE SUAS FORMAÇÕES, E SOBRETUDO NAS ÁREAS ESPECÍFICAS, POSSAM DAR POSSIBILIDADES E ESPAÇOS PARA QUE SE POSSA RESSIGNIFICAR E NATUREZA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.