NESSE ESTUDO BUSCAMOS COMPREENDER COMO SE DÁ O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADAS? PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE A LITERATURA DOS CONTOS DE FADAS ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. OS CONTOS DE FADAS AJUDAM AS CRIANÇAS A PENSAR E A VERBALIZAR OS SEUS SIGNIFICADOS E A PERCEPÇÃO DE MUNDO PARTINDO DAS INTERPRETAÇÕES DAS HISTÓRIAS. NESSA PERSPECTIVA ASSUMIMOS O OBJETIVO DE COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADAS. O ARTIGO ESTÁ FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NOS ESTUDOS DE VYGOTSKY, COELHO, ZILBERMAN, AMARILHA E FARIAS; RUBIO. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS AS CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA – PENSAMENTO E LINGUAGEM, COMO FUNDAMENTO PARA A PRODUÇÃO DAS ANÁLISES ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DE PINÓQUIO E PATINHO FEIO. AS HISTÓRIAS DOS CONTOS DE FADAS POSSUEM NARRATIVAS QUE ESTIMULAM A IMAGINAÇÃO, O PENSAR, O SENTIR E AS EMOÇÕES ATRAVÉS DA FUSÃO DO MUNDO FACTUAL COM O MUNDO DA FANTASIA. PORTANTO, OS CONTOS DE FADAS COM A SUA ESTRUTURA NOS PERMITEM GERAR POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS QUE AMPLIAM O PENSAMENTO DO SUJEITO E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM NESSA INTERAÇÃO DIALÉTICA ENTRE HOMEM E SOCIEDADE. O SIGNIFICADO DA PALAVRA POSSUI UM PAPEL NO PROCESSO DE PENSAMENTO. ASSIM, O PENSAMENTO ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E AMADURECIMENTO DE SI E DA FUNÇÃO QUE EXERCE AO APRESENTAR SUAS SIGNIFICAÇÕES NO PROCESSO DE CONSCIÊNCIA HUMANA.