A ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS (LDS) É UM PROCEDIMENTO QUE, ALÉM DE VERIFICAR SUA ADEQUAÇÃO AO USO ESCOLAR SEGUNDO DETERMINADOS CRITÉRIOS, BUSCA ELUCIDAR OU PROBLEMATIZAR UM ASSUNTO, GERALMENTE PERTINENTE, DENTRO DE UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL. COM INTUITO DE IDENTIFICAR CONTEÚDOS QUE SUBSIDIEM A ABORDAGEM, INSERÇÃO E/OU AMPLIEM A DISCUSSÃO DO TEMA TRANSVERSAL ORIENTAÇÃO SEXUAL, COTIDIANAMENTE NA SALA DE AULA, ESTA PESQUISA APRESENTA A ANÁLISE DA COLEÇÃO BIOLOGIA DE VIVIAN L. MENDONÇA COMPOSTA POR TRÊS LIVROS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. O ESTUDO FOI DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS CADA UMA COM DOIS MOMENTOS SEQUENCIAIS: NA PRIMEIRA ETAPA BUSCOU-SE SUBSÍDIO TEÓRICO SOBRE O TEMA TRANSVERSAL ORIENTAÇÃO SEXUAL, SEGUIDO POR UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS; A SEGUNDA ETAPA INICIOU-SE COM A IDENTIFICAÇÃO NOS LDS DE QUAISQUER MATERIAIS QUE FIZESSEM MENÇÃO AOS EIXOS NORTEADORES DOS PCNS DE TEMA TRANSVERSAL (CORPO: MATRIZ DA SEXUALIDADE, RELAÇÕES DE GÊNERO E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS/AIDS). OS CONTEÚDOS FORAM ORGANIZADOS EM QUADROS CATEGORIZADAS SEGUNDO O VOLUME E DEPOIS DE ACORDO COM OS EIXOS AOS QUAIS FAZIAM INFERÊNCIAS. POR FIM FOI SUGERIDO UMA TABELA ONDE FORAM COLOCADOS CONTEÚDOS ESCOLHIDOS ALEATORIAMENTE DENTRE OS SELECIONADOS PREVIAMENTE E PARA CADA UM FOI SUGERIDA UMA METODOLOGIA FACILITADORA E ALGUMAS POSSÍVEIS ABORDAGENS TRANSVERSAIS PARA O CONTEÚDO DANTES MERAMENTE BIOLÓGICO.