ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSIVA NO CONTEXTO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELO PROFESSOR AO LIDAR, ESPECIFICAMENTE, COM A EDUCAÇÃO DE ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS NO ÂMBITO ESCOLAR, COM ÊNFASE NA ANÁLISE DAS AÇÕES, DIDÁTICAS, CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS NA INCLUSÃO DESSES ALUNOS NO ENSINO REGULAR. O OBJETIVO DESTA PESQUISA SÃO AS REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR AO SE DEPARAREM COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE ENSINO. ALÉM DISSO, CONTERÁ ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS A CERCA DO TEMA QUE VISAM COMPREENDER DE QUE FORMA ESSES ALUNOS SERÃO INSERIDOS DENTRO DO SISTEMA EDUCACIONAL, BEM COMO AS PRINCIPAIS FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PARA VALIDAR O ESTUDO PROPOSTO EM FORMA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZOU-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DAS TESES TRATADAS, PARTINDO DE LIVROS E ARTIGOS, FÍSICOS E ON-LINE, ELENCANDO AUTORES QUE JÁ ABORDARAM E TRABALHARAM O ASSUNTO NOS ÚLTIMOS ANOS. POR SENDO ASSIM, O ESTUDO REALIZADO PREZOU O INCENTIVO À PRODUÇÃO DE UM CONHECIMENTO QUE CONTRIBUÍSSE PARA UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA E EMANCIPADORA NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS, TRAZENDO O ALUNO PARA O SEU LUGAR DE PROTAGONISTA.