ESTE ARTIGO CONCENTROU-SE EM FAZER UMA ANÁLISE ACERCA DA EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA, COM O OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O PROCESSO EDUCACIONAL DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA, REALIZANDO UM BREVE ESTUDO DE CASO SOBRE DUAS ESCOLAS PRESENTES EM DOIS ASSENTAMENTOS DO MST. CONFIGURANDO-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DISPONDO DA TÉCNICA DE COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS, PARA QUE, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE LIVROS E LEGISLAÇÕES FOSSE ALCANÇADO O OBJETIVO DESSA PESQUISA. PARA A CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, DISPOMOS DE DIVERSOS AUTORES E LEGISLAÇÕES QUE ENFOCASSEM O PROCESSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROCESSO EDUCACIONAL DO MOVIMENTO. DENTRO OS DIVERSOS DADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DENTRO DOS ASSENTAMENTOS DO MOVIMENTO, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO REPRESENTATIVA, SENDO ELA, UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE CONTEMPLE A SUBJETIVIDADE E AS PARTICULARIDADES DOS ASSENTADOS.