OS RESULTADOS APRESENTADOS REFEREM-SE À PESQUISA DE MESTRADO EM FASE FINAL, NA QUAL INVESTIGAMOS SE E COMO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO IMPACTAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. DESEJAMOS COMPREENDER ESPECIFICAMENTE AS RELAÇÕES DO MAL-ESTAR DOCENTE E SEU(S) SINTOMA(S) COM A (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DOS ESPAÇOS FORMATIVOS. ENTENDEMOS QUE AS ATUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMPÕEM UM QUADRO DE MAL-ESTAR, COMO PROPOSTO POR FREUD (2011), QUE SE PRESENTIFICA POR DETRÁS DO SINTOMA. DESSA FORMA PERCEBEMOS QUE O SUJEITO-PROFESSOR VAI SE CONSTITUINDO ENQUANTO PROFISSIONAL EM UMA TRAMA DE RESTRIÇÃO E SATISFAÇÃO QUE COMPÕE SUA SUBJETIVIDADE. PARA ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS, FUNDAMENTAMO-NOS NA ANÁLISE DE DISCURSO PECHEUXTIANA E NAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO. NOSSO CORPUS SE CONSTITUI A PARTIR DE RECORTES DE ENTREVISTAS ORAIS SEMIESTRUTURADAS E TRANSCRITAS. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DISCURSIVAS ASSINALAM QUE NA BUSCA PELA SATISFAÇÃO MOMENTÂNEA ESSES PROFESSORES TENTAM MASCARAR AS ATUAIS CONDIÇÕES DE TRABALHO E AS SITUAÇÕES ESCOLARES DECORRENTES, PAUTADOS EM UM DISCURSO HEGEMÔNICO DE QUE A SITUAÇÃO NÃO VAI MUDAR. COM A POSSIBILIDADE DE FALAR DE SI, ESSES PROFESSORES REVELAM A FORMA COMO SE VEEM E VEEM O MUNDO ESCOLAR REVELANDO DISCURSOS OUTROS QUE COMPÕEM O SEU PRÓPRIO DIZER. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSES DIZERES DETERMINAM AS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REVELAM O QUANTO ESSES PROFISSIONAIS SE DEBRUÇAM SOBRE A PRÓPRIA (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE.