Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 185
EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO DE LIBRAS: QUAIS AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LIBRAS COMO L1?

Palavra-chaves: ENSINO DE LIBRAS, RELATO DE EXPERIÊNCIA, LÍNGUA MATERNA, PROFESSOR EM FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO DE SURDOS Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA PRETENDE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA DE UM PROFESSOR OUVINTE DE LIBRAS EM FORMAÇÃO NO EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS. OBJETIVAMOS ANALISAR AS METODOLOGIAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA (L1) PARA SURDOS COM AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS DENTRO DO ENSINO EM UMA SALA DE AEE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PARA ALCANÇARMOS ESTE OBJETIVO, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DE UM DIÁRIO DE BORDO DE UM PROFESSOR DE LIBRAS EM FORMAÇÃO EM QUE SÃO APRESENTADAS AS METODOLOGIAS DE ENSINO, OS RECURSOS E AS IMPRESSÕES DO PROFESSOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM ALUNO SURDO, BEM COMO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DE SONDAGEM PARA ESTE ALUNO ANTES E DEPOIS DA APLICAÇÃO DESTE. COMO RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE AS METODOLOGIAS APLICADAS PELO PROFESSOR CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO DE PRIMEIRA LÍNGUA PARA SURDOS COM ESTRATÉGIAS VISUAIS. OS RECURSOS E OS NÍVEIS DE ENSINO DE LÍNGUA SÃO ADEQUADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DE LÍNGUA MATERNA. ALÉM DE QUE OS RELATOS CONTRIBUEM PARA A APLICABILIDADE E PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PARA AS PRÁTICAS DOCENTES COM DISCENTES SURDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.