A PRESENTE PESQUISA PRETENDE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA DE UM PROFESSOR OUVINTE DE LIBRAS
EM FORMAÇÃO NO EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO
PRIMEIRA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS. OBJETIVAMOS ANALISAR AS METODOLOGIAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO
DE LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA (L1) PARA SURDOS COM AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS DENTRO DO ENSINO EM
UMA SALA DE AEE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE
DO NORTE. PARA ALCANÇARMOS ESTE OBJETIVO, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DE UM DIÁRIO DE BORDO DE UM
PROFESSOR DE LIBRAS EM FORMAÇÃO EM QUE SÃO APRESENTADAS AS METODOLOGIAS DE ENSINO, OS RECURSOS E AS
IMPRESSÕES DO PROFESSOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM ALUNO SURDO, BEM COMO,
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DE SONDAGEM PARA ESTE ALUNO ANTES E DEPOIS DA APLICAÇÃO DESTE. COMO
RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE AS METODOLOGIAS APLICADAS PELO PROFESSOR CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE
ENSINO DE PRIMEIRA LÍNGUA PARA SURDOS COM ESTRATÉGIAS VISUAIS. OS RECURSOS E OS NÍVEIS DE ENSINO DE
LÍNGUA SÃO ADEQUADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DE LÍNGUA MATERNA. ALÉM DE QUE OS RELATOS
CONTRIBUEM PARA A APLICABILIDADE E PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PARA AS PRÁTICAS DOCENTES
COM DISCENTES SURDOS.