O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR QUAIS VISÕES DA CIÊNCIA PODEM SER ENCONTRADAS EM MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL. O CORPUS DO NOSSO TRABALHO FOI COMPOSTO POR 12 REVISTAS DA CIÊNCIAS DAS CRIANÇAS (CHC) PUBLICADAS ENTRE O PERÍODO DE ABRIL DE 2016 A ABRIL DE 2017. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS TEXTOS E IMAGENS PRESENTES NAS SEÇÕES DAS REVISTAS, EM QUE SE BUSCOU INDÍCIOS DE OUTRAS FORMAS POSSÍVEIS DE SE CONSTRUIR, PRODUZIR E VER A CIÊNCIA EXTRAPOLANDO UMA VISÃO MAIS AMPLA DA CIÊNCIA, CRÍTICA E QUE CONTRAPUSESSE A UMA IDEIA UNICAMENTE EUROCÊNTRICA DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES CIENTÍFICO SUBALTERNIZADO A PLURALIDADE EPISTEMOLÓGICA. A PARTIR DAS ANÁLISES REALIZADAS EMERGIRAM TRÊS CATEGORIA QUE DEMONSTRARAM QUE OS TEXTOS ANALISADOS APRESENTAM ELEMENTOS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE SEJA MAIS HUMANIZADO E HUMANIZADOR E COLABORAM PARA UM ENSINO QUE SEJA MAIS CONSCIENTE, CRÍTICO, CIDADÃO, ALÉM DE PROMOVER A DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS E DA IMAGEM ESTEREOTIPADA DA CIÊNCIA, SE MOSTRANDO UMA INICIATIVA DE MODIFICAR A FORMA A QUAL A CIÊNCIA FORAM REPRESENTADAS DURANTE SÉCULOS BUSCANDO UMA NOVA FORMA DE VER, FAZER E CONSTRUIR A CIÊNCIA. RESSALTAMOS QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SE APROFUNDAR, PRINCIPALMENTE, QUANDO ANSIAMOS PELA QUEBRA DE UMA VISÃO EUROCÊNTRICA E REDUCIONISTA, DESSA FORMA É NECESSÁRIO REPENSARMOS ESSES MATERIAIS DE DC A PARTIR DA NATURALIZAÇÃO DO SER CIENTISTA E FAZER CIENTÍFICO DE OUTROS, ATRIBUINDO UMA DIVERSIDADE QUE VAI CONTRA A HEGEMÔNICA IDEIA DE PADRÃO E EPISTEMOLOGIAS OUTRAS.