O REFERIDO ARTIGO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO, NO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR, PARA A PROMOÇÃO DE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONFORME OS DOIS GRANDES PERÍODOS DA PEDAGOGIA LIBERAL E PROGRESSISTA ABORDADA POR LIBÂNEO (2013). APONTAREMOS UM EXEMPLO DE EXPERIENCIA PEDAGÓGICA NA TENDÊNCIA RENOVADA A CAMINHO DA PEDAGOGIA PROGRESSISTA, QUE FOI GERADA PELA FORMAÇÃO, CONSTATANDO A POSSIBILIDADE DE EVOLUÇÃO. ESTÁ PESQUISA SE DEU NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GABRIEL DE OLIVEIRA, SITUADA NA COMUNIDADE DE ANINGAS, ZONA RURAL DA CIDADE DE CEARÁ MIRIM-RN, NO ANO DE 2018. PARA A REALIZAÇÃO DESSE ARTIGO, DIALOGAMOS COM OS TEÓRICOS: LIBÂNEO (1992), BNCC, IN BRASIL, (1988), VIGOTSKY (2007) E PIAGET E INHELDER E PILLAR APUD LUQUET (2012). O ESTUDO CONCLUÍ QUE A EVOLUÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, DEPENDEM DA COMPREENSÃO TEÓRICA DOS PROFESSORES E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POSSIBILITA A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONANDO TEORIA E PRÁTICA, NO FOMENTO DA PESQUISA-AÇÃO.