A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM ENTRE SUAS FINALIDADES A PRETENSÃO DE CONSTITUIR ESPAÇOS FORMATIVOS EXPONENCIAIS A INCLUSÃO DE SUJEITOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA E AO ENSINO NA IDADE PRÓPRIA, OU QUE AINDA QUE TIVERAM ESTE ACESSO, NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA. EM PAÍSES COMO O BRASIL, COM CONTRADIÇÕES SOCIOECONÔMICAS HISTORICAMENTE GESTADAS E RECRIADAS, O ESTABELECIMENTO DE POLÍTICAS, AÇÕES E PROGRAMAS DIRECIONADOS A AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR É IMPRESCINDÍVEL. CONTUDO, SABE-SE QUE A CRIAÇÃO DESTAS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO, POR SI SÓ, NÃO DÃO CONTA DE PERMITIR A FORMAÇÃO CIDADÃ, HAJA VISTA QUE DEVE-SE LEVAR EM CONTA AS QUESTÕES QUALITATIVAS QUE MEDEIAM A EXEQUIBILIDADE DE CADA MODALIDADE DE ENSINO, A EXEMPLO DO EJA, E SUAS FINALIDADES (EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS) POLÍTICO-INSTITUCIONAIS. AO CURSO DE SUA TRAJETÓRIA INTELECTUAL, PIERRE BOURDIEU, ATENTO A MULTIDIMENSIONALIDADE DE FATORES QUE RECAEM SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS FINALIDADES, PROCUROU DÁ DESTAQUE AO PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER E, CONSEQUENTEMENTE, DAS DESIGUALDADES ESTRUTURADAS NA SOCIEDADE, O QUE O TORNA UM REFERENCIAL TEÓRICO IMPORTANTE NA TAREFA DE PROBLEMATIZAR OS CONTEXTOS FORMATIVOS DA EJA NO BRASIL A PARTIR DAS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO. LEVANDO EM CONTA ESTE APORTE TEÓRICO-REFLEXIVO, BUSCA-SE AQUI FAZER UM PARALELO ENTRE AS IDEIAS DE BOUDIEU E OS CONTEXTOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL. PARA TANTO, TOMA-SE COMO REFERÊNCIA EMPÍRICA A REALIDADE OBSERVADA NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, NO ESTADO DA PARAÍBA.