Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA BOURDIEU: UM OLHAR A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PIERRE BOURDIEU, DESIGUALDADES, EDUCAÇÃO ESCOLAR, Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67580
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1999
    "inscrito_id" => 2129
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA BOURDIEU: UM OLHAR A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM ENTRE SUAS FINALIDADES A PRETENSÃO DE CONSTITUIR ESPAÇOS FORMATIVOS EXPONENCIAIS A INCLUSÃO DE SUJEITOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA E AO ENSINO NA IDADE PRÓPRIA, OU QUE AINDA QUE TIVERAM ESTE ACESSO, NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA. EM PAÍSES COMO O BRASIL, COM CONTRADIÇÕES SOCIOECONÔMICAS HISTORICAMENTE GESTADAS E RECRIADAS, O ESTABELECIMENTO DE POLÍTICAS, AÇÕES E PROGRAMAS DIRECIONADOS A AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR É IMPRESCINDÍVEL. CONTUDO, SABE-SE QUE A CRIAÇÃO DESTAS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO, POR SI SÓ, NÃO DÃO CONTA DE PERMITIR A FORMAÇÃO CIDADÃ, HAJA VISTA QUE DEVE-SE LEVAR EM CONTA AS QUESTÕES QUALITATIVAS QUE MEDEIAM A EXEQUIBILIDADE DE CADA MODALIDADE DE ENSINO, A EXEMPLO DO EJA, E SUAS FINALIDADES (EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS) POLÍTICO-INSTITUCIONAIS. AO CURSO DE SUA TRAJETÓRIA INTELECTUAL, PIERRE BOURDIEU, ATENTO A MULTIDIMENSIONALIDADE DE FATORES QUE RECAEM SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS FINALIDADES, PROCUROU DÁ DESTAQUE AO PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER E, CONSEQUENTEMENTE, DAS DESIGUALDADES ESTRUTURADAS NA SOCIEDADE, O QUE O TORNA UM REFERENCIAL TEÓRICO IMPORTANTE NA TAREFA DE PROBLEMATIZAR OS CONTEXTOS FORMATIVOS DA EJA NO BRASIL A PARTIR DAS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO. LEVANDO EM CONTA ESTE APORTE TEÓRICO-REFLEXIVO, BUSCA-SE AQUI FAZER UM PARALELO ENTRE AS IDEIAS DE BOUDIEU E OS CONTEXTOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL. PARA TANTO, TOMA-SE COMO REFERÊNCIA EMPÍRICA A REALIDADE OBSERVADA NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, NO ESTADO DA PARAÍBA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PIERRE BOURDIEU, DESIGUALDADES, EDUCAÇÃO ESCOLAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA12_ID2129_22092020103139.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67580
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1999
    "inscrito_id" => 2129
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA BOURDIEU: UM OLHAR A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM ENTRE SUAS FINALIDADES A PRETENSÃO DE CONSTITUIR ESPAÇOS FORMATIVOS EXPONENCIAIS A INCLUSÃO DE SUJEITOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA E AO ENSINO NA IDADE PRÓPRIA, OU QUE AINDA QUE TIVERAM ESTE ACESSO, NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA. EM PAÍSES COMO O BRASIL, COM CONTRADIÇÕES SOCIOECONÔMICAS HISTORICAMENTE GESTADAS E RECRIADAS, O ESTABELECIMENTO DE POLÍTICAS, AÇÕES E PROGRAMAS DIRECIONADOS A AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR É IMPRESCINDÍVEL. CONTUDO, SABE-SE QUE A CRIAÇÃO DESTAS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO, POR SI SÓ, NÃO DÃO CONTA DE PERMITIR A FORMAÇÃO CIDADÃ, HAJA VISTA QUE DEVE-SE LEVAR EM CONTA AS QUESTÕES QUALITATIVAS QUE MEDEIAM A EXEQUIBILIDADE DE CADA MODALIDADE DE ENSINO, A EXEMPLO DO EJA, E SUAS FINALIDADES (EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS) POLÍTICO-INSTITUCIONAIS. AO CURSO DE SUA TRAJETÓRIA INTELECTUAL, PIERRE BOURDIEU, ATENTO A MULTIDIMENSIONALIDADE DE FATORES QUE RECAEM SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS FINALIDADES, PROCUROU DÁ DESTAQUE AO PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER E, CONSEQUENTEMENTE, DAS DESIGUALDADES ESTRUTURADAS NA SOCIEDADE, O QUE O TORNA UM REFERENCIAL TEÓRICO IMPORTANTE NA TAREFA DE PROBLEMATIZAR OS CONTEXTOS FORMATIVOS DA EJA NO BRASIL A PARTIR DAS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO. LEVANDO EM CONTA ESTE APORTE TEÓRICO-REFLEXIVO, BUSCA-SE AQUI FAZER UM PARALELO ENTRE AS IDEIAS DE BOUDIEU E OS CONTEXTOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL. PARA TANTO, TOMA-SE COMO REFERÊNCIA EMPÍRICA A REALIDADE OBSERVADA NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, NO ESTADO DA PARAÍBA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PIERRE BOURDIEU, DESIGUALDADES, EDUCAÇÃO ESCOLAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA12_ID2129_22092020103139.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE TEM ENTRE SUAS FINALIDADES A PRETENSÃO DE CONSTITUIR ESPAÇOS FORMATIVOS EXPONENCIAIS A INCLUSÃO DE SUJEITOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA E AO ENSINO NA IDADE PRÓPRIA, OU QUE AINDA QUE TIVERAM ESTE ACESSO, NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA. EM PAÍSES COMO O BRASIL, COM CONTRADIÇÕES SOCIOECONÔMICAS HISTORICAMENTE GESTADAS E RECRIADAS, O ESTABELECIMENTO DE POLÍTICAS, AÇÕES E PROGRAMAS DIRECIONADOS A AMPLIAÇÃO DAS FORMAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR É IMPRESCINDÍVEL. CONTUDO, SABE-SE QUE A CRIAÇÃO DESTAS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO, POR SI SÓ, NÃO DÃO CONTA DE PERMITIR A FORMAÇÃO CIDADÃ, HAJA VISTA QUE DEVE-SE LEVAR EM CONTA AS QUESTÕES QUALITATIVAS QUE MEDEIAM A EXEQUIBILIDADE DE CADA MODALIDADE DE ENSINO, A EXEMPLO DO EJA, E SUAS FINALIDADES (EXPLÍCITAS E IMPLÍCITAS) POLÍTICO-INSTITUCIONAIS. AO CURSO DE SUA TRAJETÓRIA INTELECTUAL, PIERRE BOURDIEU, ATENTO A MULTIDIMENSIONALIDADE DE FATORES QUE RECAEM SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUAS FINALIDADES, PROCUROU DÁ DESTAQUE AO PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER E, CONSEQUENTEMENTE, DAS DESIGUALDADES ESTRUTURADAS NA SOCIEDADE, O QUE O TORNA UM REFERENCIAL TEÓRICO IMPORTANTE NA TAREFA DE PROBLEMATIZAR OS CONTEXTOS FORMATIVOS DA EJA NO BRASIL A PARTIR DAS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO. LEVANDO EM CONTA ESTE APORTE TEÓRICO-REFLEXIVO, BUSCA-SE AQUI FAZER UM PARALELO ENTRE AS IDEIAS DE BOUDIEU E OS CONTEXTOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL. PARA TANTO, TOMA-SE COMO REFERÊNCIA EMPÍRICA A REALIDADE OBSERVADA NA ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, NO ESTADO DA PARAÍBA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.