Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR NO ATENDIMENTO A PACIENTES CRÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO.

Palavra-chaves: PEDAGOGIA HOSPITALAR, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ACESSIBILIDADE, CURRÍCULO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68238
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2846
    "inscrito_id" => 4721
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR NO ATENDIMENTO A PACIENTES CRÔNICOS:  UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "O CENÁRIO ATUAL TEM MOSTRADO AS DESIGUALDADES PRESENTES EM SITUAÇÕES QUE FOGEM AO ENSINO TRADICIONAL. POR MUITO TEMPO, QUESTÕES QUE NECESSITAVAM DE INTERVENÇÕES DIFERENCIADAS NA ESCOLA ERAM TRATADAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL OU SIMPLESMENTE NEGADAS, MAS A DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA TRAZ QUESTIONAMENTOS QUE VÃO PARA ALÉM DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS OU ALTAS HABILIDADES. O CURRÍCULO ATUAL TEM MUITOS DESAFIOS E QUESTÕES A SEREM PENSADAS. COM O ADVENTO DA PANDEMIA, ALGUMAS DESSAS DESIGUALDADES EM RELAÇÃO AO ACESSO CURRICULAR SE TORNARAM MAIS EVIDENTES E ESSAS VÃO MUITO ALÉM DA FALTA DE COMPUTADORES, INTERNET OU RECURSOS QUE SE REFEREM A MEIOS DIGITAIS. COMO FOCO DESTE TRABALHO, APRESENTAMOS A NECESSIDADE DE CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR, QUE POSSUEM PATOLOGIAS CRÔNICAS E PRECISAM DE UM ACOMPANHAMENTO MAIS PRÓXIMO E DE UM OLHAR SENSÍVEL, NA BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA ESSAS CRIANÇAS. MUITOS DESSES ACABAM SENDO EXCLUÍDOS DO CURRÍCULO, ASSIM, DA NECESSIDADE DE REPENSAR A INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE, EM BUSCAS DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS APRENDENTES EM SUA INFÂNCIA, SURGEM CONTRIBUIÇÕES DA AINDA POUCO DIFUNDIDA, PEDAGOGIA HOSPITALAR E DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR, QUE VISA CONTRIBUIR PARA O ACESSO AO CURRÍCULO, PARA ESSAS CRIANÇAS. NESTE TRABALHO, CONTEXTUALIZAMOS A PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO REGULAR DAS ESCOLAS, POR MEIO DE METODOLOGIA QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, MAS AINDA TRAZEMOS UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADE DE DIVERSAS HOSPITALIZAÇÕES, FAZENDO UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES QUE TERIA EM SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL COM O AUXILIO DESTE TRABALHO MULTIPROFISSIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ACESSIBILIDADE, CURRÍCULO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4721_29102020164219"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE COSTA SIMÕES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE COSTA SIMÕES"
    "autor_email" => "alinecarmelita@yahoo.com."
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68238
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2846
    "inscrito_id" => 4721
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR NO ATENDIMENTO A PACIENTES CRÔNICOS:  UM ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => "O CENÁRIO ATUAL TEM MOSTRADO AS DESIGUALDADES PRESENTES EM SITUAÇÕES QUE FOGEM AO ENSINO TRADICIONAL. POR MUITO TEMPO, QUESTÕES QUE NECESSITAVAM DE INTERVENÇÕES DIFERENCIADAS NA ESCOLA ERAM TRATADAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL OU SIMPLESMENTE NEGADAS, MAS A DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA TRAZ QUESTIONAMENTOS QUE VÃO PARA ALÉM DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS OU ALTAS HABILIDADES. O CURRÍCULO ATUAL TEM MUITOS DESAFIOS E QUESTÕES A SEREM PENSADAS. COM O ADVENTO DA PANDEMIA, ALGUMAS DESSAS DESIGUALDADES EM RELAÇÃO AO ACESSO CURRICULAR SE TORNARAM MAIS EVIDENTES E ESSAS VÃO MUITO ALÉM DA FALTA DE COMPUTADORES, INTERNET OU RECURSOS QUE SE REFEREM A MEIOS DIGITAIS. COMO FOCO DESTE TRABALHO, APRESENTAMOS A NECESSIDADE DE CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR, QUE POSSUEM PATOLOGIAS CRÔNICAS E PRECISAM DE UM ACOMPANHAMENTO MAIS PRÓXIMO E DE UM OLHAR SENSÍVEL, NA BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA ESSAS CRIANÇAS. MUITOS DESSES ACABAM SENDO EXCLUÍDOS DO CURRÍCULO, ASSIM, DA NECESSIDADE DE REPENSAR A INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE, EM BUSCAS DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS APRENDENTES EM SUA INFÂNCIA, SURGEM CONTRIBUIÇÕES DA AINDA POUCO DIFUNDIDA, PEDAGOGIA HOSPITALAR E DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR, QUE VISA CONTRIBUIR PARA O ACESSO AO CURRÍCULO, PARA ESSAS CRIANÇAS. NESTE TRABALHO, CONTEXTUALIZAMOS A PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO REGULAR DAS ESCOLAS, POR MEIO DE METODOLOGIA QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, MAS AINDA TRAZEMOS UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADE DE DIVERSAS HOSPITALIZAÇÕES, FAZENDO UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES QUE TERIA EM SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL COM O AUXILIO DESTE TRABALHO MULTIPROFISSIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ACESSIBILIDADE, CURRÍCULO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4721_29102020164219"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE COSTA SIMÕES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE COSTA SIMÕES"
    "autor_email" => "alinecarmelita@yahoo.com."
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O CENÁRIO ATUAL TEM MOSTRADO AS DESIGUALDADES PRESENTES EM SITUAÇÕES QUE FOGEM AO ENSINO TRADICIONAL. POR MUITO TEMPO, QUESTÕES QUE NECESSITAVAM DE INTERVENÇÕES DIFERENCIADAS NA ESCOLA ERAM TRATADAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL OU SIMPLESMENTE NEGADAS, MAS A DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA TRAZ QUESTIONAMENTOS QUE VÃO PARA ALÉM DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS OU ALTAS HABILIDADES. O CURRÍCULO ATUAL TEM MUITOS DESAFIOS E QUESTÕES A SEREM PENSADAS. COM O ADVENTO DA PANDEMIA, ALGUMAS DESSAS DESIGUALDADES EM RELAÇÃO AO ACESSO CURRICULAR SE TORNARAM MAIS EVIDENTES E ESSAS VÃO MUITO ALÉM DA FALTA DE COMPUTADORES, INTERNET OU RECURSOS QUE SE REFEREM A MEIOS DIGITAIS. COMO FOCO DESTE TRABALHO, APRESENTAMOS A NECESSIDADE DE CRIANÇAS EM FASE ESCOLAR, QUE POSSUEM PATOLOGIAS CRÔNICAS E PRECISAM DE UM ACOMPANHAMENTO MAIS PRÓXIMO E DE UM OLHAR SENSÍVEL, NA BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA ESSAS CRIANÇAS. MUITOS DESSES ACABAM SENDO EXCLUÍDOS DO CURRÍCULO, ASSIM, DA NECESSIDADE DE REPENSAR A INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE, EM BUSCAS DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS APRENDENTES EM SUA INFÂNCIA, SURGEM CONTRIBUIÇÕES DA AINDA POUCO DIFUNDIDA, PEDAGOGIA HOSPITALAR E DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR, QUE VISA CONTRIBUIR PARA O ACESSO AO CURRÍCULO, PARA ESSAS CRIANÇAS. NESTE TRABALHO, CONTEXTUALIZAMOS A PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO REGULAR DAS ESCOLAS, POR MEIO DE METODOLOGIA QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, MAS AINDA TRAZEMOS UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADE DE DIVERSAS HOSPITALIZAÇÕES, FAZENDO UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES QUE TERIA EM SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL COM O AUXILIO DESTE TRABALHO MULTIPROFISSIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.