NO CONTEXTO ESCOLAR, EXISTEM AQUELES ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM OBTER ÊXITO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA ACARRETADO EM VÁRIAS DÚVIDAS E RESULTA EM UMA DIFICULDADE MAIOR IMPEDINDO O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO DISCENTE, PARA ISSO É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA CONHEÇA A DIFICULDADE ESPECÍFICA DA MATEMÁTICA E OS POSSÍVEIS SINTOMAS QUE PODEM SER OBSERVADOS. DESSA MANEIRA, O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UMA BREVE EXPOSIÇÃO SOBRE O TRANSTORNO ESPECÍFICO DA MATEMÁTICA E OS POSSÍVEIS SINTOMAS QUE O PROFESSOR, COM O PAPEL DE EDUCADOR OBSERVADOR, PODE ANALISAR OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA PARA QUE MEDIDAS SEJAM TOMADAS, FACILITANDO O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. PARA QUE O ESTUDO SE TORNASSE COMPLETO E COM IDEIAS DE ESTUDIOSOS DA ÁREA, FORAM USADOS CONCEITOS DE CAMPOS, FARRELL, FAYOL, JOHNSON/ MYKLEBUST E VIEIRA. COMO OS PRINCIPAIS RESULTADOS, OBTEVE-SE QUE O PROFESSOR PODE TER UM OLHAR INVESTIGADOR, TORNANDO-SE UMA FIGURA FUNDAMENTAL PARA QUE HAJA UM ACOMPANHAMENTO ESPECIAL COM O ALUNO E PARA QUE EXISTA UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR IMPULSIONANDO O DISCENTE A UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES COGNITIVAS.