O PRESENTE ARTIGO DESCREVE UMA PESQUISA QUALITATIVA E INVESTIGATIVA, QUE BUSCA UMA MELHOR EFICI?NCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QU?MICA INCLUSIVA. A INCLUS?O ? ALGO EXTREMAMENTE RELEVANTE QUANDO O ASSUNTO ? A SOCIALIZA??O DO CONHECIMENTO. ELA TRATA DO DIREITO E DA PERMANECIA DO DISCENTE NA GRADUA??O, ONDE O FOCO ? GARANTIR QUE TODOS POSSAM TER UM ENSINO DE QUALIDADE. CONTUDO A FALTA DE MATERIAL ADAPTADO ? MUITO RECORRENTE E TORNA O ENSINO MUITO ABSTRATO PARA PESSOAS COM CEGUEIRA OU BAIXAR VIS?O. ESTE TRABALHO TRAZ NOVAS PERSPECTIVA COM O INTUITO DE AJUDAR NA FORMA??O DE ALUNOS PORTADORES DE CEGUEIRA OU BAIXAR VIS?O. BUSCA CONHECER QUAIS OS M?TODOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DA REGI?O PARA ATUAR COM ALUNOS DEFICIENTES, NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O INCLUSIVA. BUSCA CONHECER QUAIS MATERIAIS EST?O INCLUINDO ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DE MODO QUE POSSA CHEGAR NUM RESULTADO QUE TRAGA UMA PERCEP??O DIFERENTE E TRAGA NOVOS RESULTADOS QUE FAVORE?A PESSOAS COM DEFICI?NCIAS VISUAIS. APRESENTANDO IDEAIS QUE POSSA CONTRIBUIR COM A INCLUS?O DE DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DA QU?MICA DE UMA FORMA QUE TRAGA FERRAMENTAS QUE POSSIBILITEM UMA FORMA??O PEDAG?GICA MAIS COMPLETA. CONHECENDO SUAS PARTICULARIDADES PARA TER UMA ABORDAGEM DIFERENTE NO ESTILO DA COMUNICA??O.