A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CARÁCTER CONSERVADOR DO ESCOLA SEM PARTIDO E OS SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO À LUZ DO PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU E LOUIS ALTHUSSER, COM BASE NOS CONCEITOS DE ARBITRÁRIO CULTURAL E APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO. O PRIMEIRO AUTOR, AFIRMA QUE O SISTEMA ESCOLAR É UMA VERDADEIRA ILUSÃO E QUE A ESCOLA REPRODUZ AS DESIGUALDADES E SEGUE AQUILO QUE É JULGADO DE ÚTIL PELA IDEOLOGIA DOMINANTE. ALTHUSSER, TEM UMA VISÃO BASTANTE PESSIMISTA SOBRE A ESCOLA, AFIRMANDO QUE É UMA INSTITUIÇÃO BASEADA NA REPRESSÃO, NA REPRODUÇÃO E NA IDEOLOGIA E FUNCIONA COMO UM MECANISMO DE PERPETUAÇÃO DAS DESIGUALDADES, PROPAGANDO SUA IDEOLOGIA. PARA EXECUÇÃO DESTA PESQUISA FEZ-SE O USO DA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA. O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO É AMPLAMENTE DEFENDIDO PELAS CLASSES MAIS CONSERVADORAS DA SOCIEDADE E AFETA DIRETAMENTE O PAPEL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNO E VAI CONTRA AS IDEIAS DEFENDIDAS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. O ESCOLA SEM PARTIDO, QUE DEFENDE A NEUTRALIDADE EM SALA DE AULA ESTÁ FORTEMENTE LIGADO ÀS QUESTÕES PARTIDÁRIAS DE INTERESSE DA CLASSE DOMINANTE.