DIVERSOS FATORES AFETAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESDE A NECESSIDADE DE NOVAS INTERVENÇÕES MAIS ATRATIVAS E SIGNIFICATIVAS ATÉ A DE UM ENSINO CAPAZ DE ATENDER AS PROBLEMÁTICAS EMERGENTES DA SOCIEDADE. É NECESSÁRIA UMA CONTRIBUIÇÃO MAIOR ENTRE DISCIPLINAS, NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA QUE SE ALCANCE UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E ATIVA PARA O ENSINO DE BIOCIÊNCIAS. COMO RESULTADOS, TIVEMOS A ELABORAÇÃO, PRODUÇÃO, APLICAÇÃO E DISCUSSÃO DOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE UMA PROPOSTA QUE ENVOLVE O ENSINO CONJUNTO, CONTEXTUALIZADO E ATIVO SOBRE O SISTEMA NERVOSO NA PERSPECTIVA DE QUATRO DISCIPLINAS: BIOQUÍMICAS, BIOFÍSICA, FISIOLOGIA HUMANA E ANATOMIA. CONCLUÍMOS QUE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO FACILITADOS QUANDO ALIMENTADOS COM ESTRATÉGIAS BEM PLANEJADAS E EMBASADAS, E QUE A PERSPECTIVA DESCONSTRUÍDA DE ESTUDO DO CORPO HUMANO SURGE COMO UMA NOVA POSSIBILIDADE NO ENSINO DAS BIOCIÊNCIAS.