O APEGO É DEFINIDO COMO UM VÍNCULO EMOCIONAL CONSTRUÍDO ENTRE A CRIANÇA E A FIGURA CUIDADORA – QUE GERALMENTE É A MÃE – COM BASE EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS. DESSE MODO, TAIS VIVÊNCIAS, QUE PODEM SER PREDOMINANTEMENTE POSITIVAS OU NEGATIVAS, EMBASAM A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS NA CRIANÇA TANTO SOBRE SI MESMA, COMO SOBRE A FIGURA DE APEGO E SOBRE OS DEMAIS. NO ENTANTO, CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA NOVAS VIVÊNCIA SOCIAIS E EMOCIONAIS, ACREDITA-SE QUE É POSSÍVEL UMA REORGANIZAÇÃO AFETIVA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS ORIUNDAS DE AMBIENTE FAMILIAR COM LAÇOS FRAGILIZADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI AVALIAR O PADRÃO DE APEGO DE UMA AMOSTRA INFANTIL ATRAVÉS DO DESENHO DA FAMÍLIA, TECENDO A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS MEDIADAS PELO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, FOI ENGENDRADO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA COM 33 CRIANÇAS, COM IDADES VARIANDO ENTRE 4 E 11 ANOS, RESIDENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. SOLICITOU-SE ÀS CRIANÇAS QUE RESPONDESSEM AO SEPARATION ANXIETY TEST E DESENHASSEM A SUA FAMÍLIA, EM SEGUIDA, OS DESENHOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE SINAIS INDICATIVOS DOS DIFERENTES PADRÕES DE APEGO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A TÉCNICA PROJETIVA DO DESENHO DA FAMÍLIA SE APRESENTA COMO CONFIÁVEL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PADRÕES, EM QUE DO TOTAL DE CRIANÇAS, 13 APRESENTARAM APEGO SEGURO, 11 O INSEGURO-AMBIVALENTE E 9 APRESENTARAM O PADRÃO INSEGURO-EVITANTE. DIANTE DISSO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR.