Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APEGO INFANTIL E DESENHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: APEGO, CRIANÇAS, DESENHO DA FAMÍLIA, ESCOLA, PROFESSOR(A) Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67968
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2825
    "inscrito_id" => 6813
    "titulo" => "APEGO INFANTIL E DESENHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O APEGO É DEFINIDO COMO UM VÍNCULO EMOCIONAL CONSTRUÍDO ENTRE A CRIANÇA E A FIGURA CUIDADORA – QUE GERALMENTE É A MÃE – COM BASE EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS. DESSE MODO, TAIS VIVÊNCIAS, QUE PODEM SER PREDOMINANTEMENTE POSITIVAS OU NEGATIVAS, EMBASAM A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS NA CRIANÇA TANTO SOBRE SI MESMA, COMO SOBRE A FIGURA DE APEGO E SOBRE OS DEMAIS. NO ENTANTO, CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA NOVAS VIVÊNCIA SOCIAIS E EMOCIONAIS, ACREDITA-SE QUE É POSSÍVEL UMA REORGANIZAÇÃO AFETIVA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS ORIUNDAS DE AMBIENTE FAMILIAR COM LAÇOS FRAGILIZADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI AVALIAR O PADRÃO DE APEGO DE UMA AMOSTRA INFANTIL ATRAVÉS DO DESENHO DA FAMÍLIA, TECENDO A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS MEDIADAS PELO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, FOI ENGENDRADO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA COM 33 CRIANÇAS, COM IDADES VARIANDO ENTRE 4 E 11 ANOS, RESIDENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. SOLICITOU-SE ÀS CRIANÇAS QUE RESPONDESSEM AO SEPARATION ANXIETY TEST E DESENHASSEM A SUA FAMÍLIA, EM SEGUIDA, OS DESENHOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE SINAIS INDICATIVOS DOS DIFERENTES PADRÕES DE APEGO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A TÉCNICA PROJETIVA DO DESENHO DA FAMÍLIA SE APRESENTA COMO CONFIÁVEL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PADRÕES, EM QUE DO TOTAL DE CRIANÇAS, 13 APRESENTARAM APEGO SEGURO, 11 O INSEGURO-AMBIVALENTE E 9 APRESENTARAM O PADRÃO INSEGURO-EVITANTE. DIANTE DISSO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "APEGO, CRIANÇAS, DESENHO DA FAMÍLIA, ESCOLA, PROFESSOR(A)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID6813_01102020231958.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA FRANCIELE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA FRANCIELE"
    "autor_email" => "monica.psi2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => "5f5a6cf505c81_10092020_151413.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67968
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2825
    "inscrito_id" => 6813
    "titulo" => "APEGO INFANTIL E DESENHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O APEGO É DEFINIDO COMO UM VÍNCULO EMOCIONAL CONSTRUÍDO ENTRE A CRIANÇA E A FIGURA CUIDADORA – QUE GERALMENTE É A MÃE – COM BASE EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS. DESSE MODO, TAIS VIVÊNCIAS, QUE PODEM SER PREDOMINANTEMENTE POSITIVAS OU NEGATIVAS, EMBASAM A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS NA CRIANÇA TANTO SOBRE SI MESMA, COMO SOBRE A FIGURA DE APEGO E SOBRE OS DEMAIS. NO ENTANTO, CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA NOVAS VIVÊNCIA SOCIAIS E EMOCIONAIS, ACREDITA-SE QUE É POSSÍVEL UMA REORGANIZAÇÃO AFETIVA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS ORIUNDAS DE AMBIENTE FAMILIAR COM LAÇOS FRAGILIZADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI AVALIAR O PADRÃO DE APEGO DE UMA AMOSTRA INFANTIL ATRAVÉS DO DESENHO DA FAMÍLIA, TECENDO A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS MEDIADAS PELO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, FOI ENGENDRADO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA COM 33 CRIANÇAS, COM IDADES VARIANDO ENTRE 4 E 11 ANOS, RESIDENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. SOLICITOU-SE ÀS CRIANÇAS QUE RESPONDESSEM AO SEPARATION ANXIETY TEST E DESENHASSEM A SUA FAMÍLIA, EM SEGUIDA, OS DESENHOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE SINAIS INDICATIVOS DOS DIFERENTES PADRÕES DE APEGO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A TÉCNICA PROJETIVA DO DESENHO DA FAMÍLIA SE APRESENTA COMO CONFIÁVEL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PADRÕES, EM QUE DO TOTAL DE CRIANÇAS, 13 APRESENTARAM APEGO SEGURO, 11 O INSEGURO-AMBIVALENTE E 9 APRESENTARAM O PADRÃO INSEGURO-EVITANTE. DIANTE DISSO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "APEGO, CRIANÇAS, DESENHO DA FAMÍLIA, ESCOLA, PROFESSOR(A)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID6813_01102020231958.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA FRANCIELE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA FRANCIELE"
    "autor_email" => "monica.psi2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => "5f5a6cf505c81_10092020_151413.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O APEGO É DEFINIDO COMO UM VÍNCULO EMOCIONAL CONSTRUÍDO ENTRE A CRIANÇA E A FIGURA CUIDADORA – QUE GERALMENTE É A MÃE – COM BASE EM SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS RELACIONAIS. DESSE MODO, TAIS VIVÊNCIAS, QUE PODEM SER PREDOMINANTEMENTE POSITIVAS OU NEGATIVAS, EMBASAM A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS NA CRIANÇA TANTO SOBRE SI MESMA, COMO SOBRE A FIGURA DE APEGO E SOBRE OS DEMAIS. NO ENTANTO, CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA NOVAS VIVÊNCIA SOCIAIS E EMOCIONAIS, ACREDITA-SE QUE É POSSÍVEL UMA REORGANIZAÇÃO AFETIVA E COGNITIVA DAS CRIANÇAS ORIUNDAS DE AMBIENTE FAMILIAR COM LAÇOS FRAGILIZADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI AVALIAR O PADRÃO DE APEGO DE UMA AMOSTRA INFANTIL ATRAVÉS DO DESENHO DA FAMÍLIA, TECENDO A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS MEDIADAS PELO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, FOI ENGENDRADO UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA COM 33 CRIANÇAS, COM IDADES VARIANDO ENTRE 4 E 11 ANOS, RESIDENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. SOLICITOU-SE ÀS CRIANÇAS QUE RESPONDESSEM AO SEPARATION ANXIETY TEST E DESENHASSEM A SUA FAMÍLIA, EM SEGUIDA, OS DESENHOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE SINAIS INDICATIVOS DOS DIFERENTES PADRÕES DE APEGO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A TÉCNICA PROJETIVA DO DESENHO DA FAMÍLIA SE APRESENTA COMO CONFIÁVEL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PADRÕES, EM QUE DO TOTAL DE CRIANÇAS, 13 APRESENTARAM APEGO SEGURO, 11 O INSEGURO-AMBIVALENTE E 9 APRESENTARAM O PADRÃO INSEGURO-EVITANTE. DIANTE DISSO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.