A FÍSICA É UMA CIÊNCIA QUE EXPLICA FENÔMENOS E VÁRIOS ACONTECIMENTOS QUE OCORREM NO NOSSO DIA A DIA. ESTÁ PRESENTE NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO COM SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SOCIEDADE. NO CURRÍCULO ESCOLAR É UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL, CONFORME SE OBSERVA NO DECORRER DA HISTÓRIA PELOS GRANDES NOMES QUE SURGIRAM NESSE CAMPO. NO ENTENDIMENTO DE QUE A FÍSICA ESTÁ INSERIDA EM VÁRIAS ATIVIDADES DO NOSSO COTIDIANO, O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DO ESTUDO DA CINEMÁTICA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, COM OS DADOS OBTIDOS EXPERIMENTALMENTE CONSIDERANDO-SE AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DEMAIS OBSERVAÇÕES REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO. OS RESULTADOS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DE SE PRATICAR UM ENSINO DE FORMA CONTEXTUALIZADA, LEVANDO OS ALUNOS A REFLETIR SOBRE OS CONHECIMENTOS FÍSICOS EM SITUAÇÕES DIÁRIAS. TEM MUITOS ASPECTOS QUE PRECISAM SER MELHORADOS NO ENSINO DE FÍSICA, PORÉM CABE AO PROFESSOR ESTAR ATENTO E COMPROMETIDO COM A SUA PRÁTICA, EM BUSCAR ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. APESAR DE TODOS OS DESAFIOS QUE O OFÍCIO DA PROFISSÃO LHE IMPÕE, AS DIFICULDADES PODEM SER SUPERADAS COM O ATO DE REFLETIR E REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, E DE FORMA SIMPLES, PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA DESSA CIÊNCIA.