Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORPO E EDUCAÇÃO: EM CENA A PERFORMANCE DO (A) PROFESSOR (A) NA RELAÇÃO COM O (A) DISCENTE

Palavra-chaves: CORPO, EDUCAÇÃO, RELAÇÃO PROFESSOR -ALUNO, PERFORMANCE, Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68244
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1096
    "inscrito_id" => 1087
    "titulo" => "CORPO E EDUCAÇÃO: EM CENA A PERFORMANCE DO (A) PROFESSOR (A) NA RELAÇÃO COM O (A) DISCENTE"
    "resumo" => "O HOMEM É UM SER SOCIAL, BIOLÓGICO, PSÍQUICO, CULTURAL E HISTÓRICO, OU SEJA, É UM ORGANISMO COMPLEXO. E NESSE CONTEXTO, O CORPO TORNA-SE ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS QUE PROMOVE A EVOLUÇÃO DOS SENTIDOS, SENDO ELE VIVO, DINÂMICO E ADAPTATIVO. ASSIM, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA PERFORMANCE CORPORAL DO PROFESSOR NA RELAÇÃO COM O DISCENTE. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR NA VISÃO FENOMENOLÓGICA DE MERLEAU PONTY AS CONCEPÇÕES SOBRE CORPO; RELACIONAR AS TEORIAS DO CORPO COM A AÇÃO PERFORMÁTICA DO PROFESSOR; E DESCREVER AS POSSÍVEIS INFLUENCIAS PERFORMÁTICAS DO PROFESSOR. DESTACAMOS QUE, ESTE ESTUDO INICIOU-SE NO MESTRADO EM CULTURA E SOCIEDADE E CONTINUAMOS REALIZANDO PESQUISAS NESSA ÁREA. UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REVISÃO DE LITERATURA, ANALISANDO OBRAS E ESTUDOS DE ALGUNS TEÓRICOS, COMO: PONTY (2006), FOUCAULT (1979), ZUMTHOR (1997) E OUTROS, REALIZAMOS FICHAMENTOS E DESCRIÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDIOSOS SOBRE O CORPO. PERCEBEMOS QUE, NA NOSSA SOCIEDADE O SISTEMA EXIGE CORPOS DÓCEIS, MANIPULADOS E CONTROLADOS PELA MELHOR APRENDER, PORÉM A LIBERDADE CORPORAL PODERÁ PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENFATIZAMOS O CORPO DO PROFESSOR, POIS ELE EDUCA E ENSINA ATRAVÉS DOS SENTIMENTOS E AÇÕES TRANSMITIDAS. CONSIDERAMOS O DOCENTE O SER PERFORMÁTICO, UTILIZANDO-SE DE PAPÉIS E ATUANDO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DO DISCENTE DE MANEIRA CRIATIVA, SENSÍVEL E HUMANIZADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "CORPO, EDUCAÇÃO, RELAÇÃO PROFESSOR -ALUNO, PERFORMANCE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID1087_31082020153026.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DRYELLE PATRICIA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DRYELLE PATRICIA"
    "autor_email" => "silvadryelle@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68244
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1096
    "inscrito_id" => 1087
    "titulo" => "CORPO E EDUCAÇÃO: EM CENA A PERFORMANCE DO (A) PROFESSOR (A) NA RELAÇÃO COM O (A) DISCENTE"
    "resumo" => "O HOMEM É UM SER SOCIAL, BIOLÓGICO, PSÍQUICO, CULTURAL E HISTÓRICO, OU SEJA, É UM ORGANISMO COMPLEXO. E NESSE CONTEXTO, O CORPO TORNA-SE ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS QUE PROMOVE A EVOLUÇÃO DOS SENTIDOS, SENDO ELE VIVO, DINÂMICO E ADAPTATIVO. ASSIM, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA PERFORMANCE CORPORAL DO PROFESSOR NA RELAÇÃO COM O DISCENTE. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR NA VISÃO FENOMENOLÓGICA DE MERLEAU PONTY AS CONCEPÇÕES SOBRE CORPO; RELACIONAR AS TEORIAS DO CORPO COM A AÇÃO PERFORMÁTICA DO PROFESSOR; E DESCREVER AS POSSÍVEIS INFLUENCIAS PERFORMÁTICAS DO PROFESSOR. DESTACAMOS QUE, ESTE ESTUDO INICIOU-SE NO MESTRADO EM CULTURA E SOCIEDADE E CONTINUAMOS REALIZANDO PESQUISAS NESSA ÁREA. UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REVISÃO DE LITERATURA, ANALISANDO OBRAS E ESTUDOS DE ALGUNS TEÓRICOS, COMO: PONTY (2006), FOUCAULT (1979), ZUMTHOR (1997) E OUTROS, REALIZAMOS FICHAMENTOS E DESCRIÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDIOSOS SOBRE O CORPO. PERCEBEMOS QUE, NA NOSSA SOCIEDADE O SISTEMA EXIGE CORPOS DÓCEIS, MANIPULADOS E CONTROLADOS PELA MELHOR APRENDER, PORÉM A LIBERDADE CORPORAL PODERÁ PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENFATIZAMOS O CORPO DO PROFESSOR, POIS ELE EDUCA E ENSINA ATRAVÉS DOS SENTIMENTOS E AÇÕES TRANSMITIDAS. CONSIDERAMOS O DOCENTE O SER PERFORMÁTICO, UTILIZANDO-SE DE PAPÉIS E ATUANDO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DO DISCENTE DE MANEIRA CRIATIVA, SENSÍVEL E HUMANIZADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "CORPO, EDUCAÇÃO, RELAÇÃO PROFESSOR -ALUNO, PERFORMANCE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA5_ID1087_31082020153026.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DRYELLE PATRICIA SILVA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DRYELLE PATRICIA"
    "autor_email" => "silvadryelle@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O HOMEM É UM SER SOCIAL, BIOLÓGICO, PSÍQUICO, CULTURAL E HISTÓRICO, OU SEJA, É UM ORGANISMO COMPLEXO. E NESSE CONTEXTO, O CORPO TORNA-SE ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS QUE PROMOVE A EVOLUÇÃO DOS SENTIDOS, SENDO ELE VIVO, DINÂMICO E ADAPTATIVO. ASSIM, ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA PERFORMANCE CORPORAL DO PROFESSOR NA RELAÇÃO COM O DISCENTE. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR NA VISÃO FENOMENOLÓGICA DE MERLEAU PONTY AS CONCEPÇÕES SOBRE CORPO; RELACIONAR AS TEORIAS DO CORPO COM A AÇÃO PERFORMÁTICA DO PROFESSOR; E DESCREVER AS POSSÍVEIS INFLUENCIAS PERFORMÁTICAS DO PROFESSOR. DESTACAMOS QUE, ESTE ESTUDO INICIOU-SE NO MESTRADO EM CULTURA E SOCIEDADE E CONTINUAMOS REALIZANDO PESQUISAS NESSA ÁREA. UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REVISÃO DE LITERATURA, ANALISANDO OBRAS E ESTUDOS DE ALGUNS TEÓRICOS, COMO: PONTY (2006), FOUCAULT (1979), ZUMTHOR (1997) E OUTROS, REALIZAMOS FICHAMENTOS E DESCRIÇÕES DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDIOSOS SOBRE O CORPO. PERCEBEMOS QUE, NA NOSSA SOCIEDADE O SISTEMA EXIGE CORPOS DÓCEIS, MANIPULADOS E CONTROLADOS PELA MELHOR APRENDER, PORÉM A LIBERDADE CORPORAL PODERÁ PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENFATIZAMOS O CORPO DO PROFESSOR, POIS ELE EDUCA E ENSINA ATRAVÉS DOS SENTIMENTOS E AÇÕES TRANSMITIDAS. CONSIDERAMOS O DOCENTE O SER PERFORMÁTICO, UTILIZANDO-SE DE PAPÉIS E ATUANDO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DO DISCENTE DE MANEIRA CRIATIVA, SENSÍVEL E HUMANIZADORA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.