Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFORMAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, FITOTERÁPICO, PLANTAS MEDICINAIS, Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67784
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 2424
    "titulo" => "A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "A BOTÂNICA É A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE CONSISTE NO ESTUDO E NA CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS EM CATEGORIAS, DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS PELA HUMANIDADE OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS, COMO TRATAMENTO, CURA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS.  UMA PRÁTICA CULTURAL QUE PERPASSA GERAÇÕES EM DIVERSAS FAMÍLIAS POR TODO O MUNDO, OCORRENDO DE MANEIRA NÃO SISTEMATIZADA PELO CONHECIMENTO POPULAR QUE CONTEMPLA O ENSINO INFORMAL, SENDO UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA REPASSADA DE FORMA EDUCATIVA PELOS FAMILIARES, AMIGOS E VIVÊNCIAS DO COTIDIANO.  A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITE AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM.  EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA CRÍTICA, DISCUTIDA POR PENSADORES COMO PAULO FREIRE, É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO CURRÍCULO ESCOLAR OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE VIDA DE CADA ENVOLVIDO NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AUTORREFLEXÃO, CRÍTICA E POSSIBILIDADES.  O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU A ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS, ASSOCIANDO-AS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS, TENDO COMO SUBSÍDIO A PEDAGOGIA CRÍTICA. ESTAS ATIVIDADES, MESMO QUE EM SALA DE AULA E  UTILIZANDO  DE  RECURSOS  ALTERNATIVOS,  CONTRIBUEM  PARA  UMA  APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENVOLVENTE QUE SUBVERTE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA CRITICADA POR FREIRE, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PROBLEMATIZAR, PESQUISAR E EXPLORAR O MEIO EM QUE VIVE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFORMAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, FITOTERÁPICO, PLANTAS MEDICINAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID2424_14082020013225.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA"
    "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67784
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 2424
    "titulo" => "A PEDAGOGIA CRÍTICA COMO APORTE PARA O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "A BOTÂNICA É A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE CONSISTE NO ESTUDO E NA CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS EM CATEGORIAS, DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS PELA HUMANIDADE OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS, COMO TRATAMENTO, CURA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS.  UMA PRÁTICA CULTURAL QUE PERPASSA GERAÇÕES EM DIVERSAS FAMÍLIAS POR TODO O MUNDO, OCORRENDO DE MANEIRA NÃO SISTEMATIZADA PELO CONHECIMENTO POPULAR QUE CONTEMPLA O ENSINO INFORMAL, SENDO UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA REPASSADA DE FORMA EDUCATIVA PELOS FAMILIARES, AMIGOS E VIVÊNCIAS DO COTIDIANO.  A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITE AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM.  EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA CRÍTICA, DISCUTIDA POR PENSADORES COMO PAULO FREIRE, É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO CURRÍCULO ESCOLAR OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE VIDA DE CADA ENVOLVIDO NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AUTORREFLEXÃO, CRÍTICA E POSSIBILIDADES.  O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU A ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS, ASSOCIANDO-AS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS, TENDO COMO SUBSÍDIO A PEDAGOGIA CRÍTICA. ESTAS ATIVIDADES, MESMO QUE EM SALA DE AULA E  UTILIZANDO  DE  RECURSOS  ALTERNATIVOS,  CONTRIBUEM  PARA  UMA  APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENVOLVENTE QUE SUBVERTE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA CRITICADA POR FREIRE, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PROBLEMATIZAR, PESQUISAR E EXPLORAR O MEIO EM QUE VIVE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFORMAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, FITOTERÁPICO, PLANTAS MEDICINAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID2424_14082020013225.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA"
    "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A BOTÂNICA É A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE CONSISTE NO ESTUDO E NA CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS EM CATEGORIAS, DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS PELA HUMANIDADE OCORRE DAS MAIS VARIADAS MANEIRAS, COMO TRATAMENTO, CURA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS. UMA PRÁTICA CULTURAL QUE PERPASSA GERAÇÕES EM DIVERSAS FAMÍLIAS POR TODO O MUNDO, OCORRENDO DE MANEIRA NÃO SISTEMATIZADA PELO CONHECIMENTO POPULAR QUE CONTEMPLA O ENSINO INFORMAL, SENDO UMA PRÁTICA ESPONTÂNEA REPASSADA DE FORMA EDUCATIVA PELOS FAMILIARES, AMIGOS E VIVÊNCIAS DO COTIDIANO. A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR É IMPORTANTE, POIS A ESCOLA CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE VALORES E ESTRATÉGIAS QUE PERMITE AOS DISCENTES UM NOVO CONTATO COM O MEIO NO QUAL CONVIVEM. EM CONSONÂNCIA COM A PEDAGOGIA CRÍTICA, DISCUTIDA POR PENSADORES COMO PAULO FREIRE, É NECESSÁRIO CONSIDERAR NO CURRÍCULO ESCOLAR OS DIVERSOS CONTEXTOS QUE REFLETEM NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE VIDA DE CADA ENVOLVIDO NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNANDO-AS OBJETO DE ANÁLISE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AUTORREFLEXÃO, CRÍTICA E POSSIBILIDADES. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU A ABORDAGEM DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS, ASSOCIANDO-AS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS, TENDO COMO SUBSÍDIO A PEDAGOGIA CRÍTICA. ESTAS ATIVIDADES, MESMO QUE EM SALA DE AULA E UTILIZANDO DE RECURSOS ALTERNATIVOS, CONTRIBUEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ENVOLVENTE QUE SUBVERTE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA CRITICADA POR FREIRE, ESTIMULANDO O EDUCANDO A QUESTIONAR, PROBLEMATIZAR, PESQUISAR E EXPLORAR O MEIO EM QUE VIVE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.