A PANDEMIA DO NOVO CORONAV?RUS DESENCADEOU ABRUPTAS MUDAN?AS EM DIVERSOS ESPA?OS DA SOCIEDADE. NO ?MBITO DA EDUCA??O, OS EFEITOS DA CRISE SANIT?RIA AINDA S?O DESCONHECIDOS, SABE-SE APENAS QUE A EDUCA??O PARTIU DE UM PROCESSO GRADUAL DE USABILIDADE TECNOL?GICA PARA UMA REALIDADE ONDE OS MEIOS VIRTUAIS SE TORNARAM A ?NICA MANEIRA DE OPERACIONALIZAR O PROCESSO DE ENSINO. COM A FINALIDADE DE SE APROXIMAR DOS SENTIDOS GERAIS QUE CIRCULAM A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES NESTE CONTEXTO PAND?MICO-TECNOL?GICO, ESTE ESTUDO, OBJETIVOU COMPREENDER AS DIFERENTES IMPRESS?ES QUE COMPARTILHAM ESTUDANTES DE LICENCIATURAS ACERCA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. A PESQUISA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA, ANCORA-SE NA TEORIA DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS (MOSCOVICI, 2012). O M?TODO CONSISTIU NA APLICA??O VIRTUAL DE UM TESTE DE EVOCA??O HIERARQUIZADA (ABRIC, 2005). CERCA DE 100 RESPONDENTES ASSOCIARAM AO TERMO INDUTOR ?ENSINO REMOTO? 750 PALAVRAS, QUE FORAM ANALISADAS COM APOIO DO SOFTWARE TRIDEUX. OS RESULTADOS INICIAIS MOSTRARAM ATRAV?S DO PLANO FATORIAL DE CORRESPOND?NCIA, DISTANCIAMENTOS DOS SENTIDOS EXISTENTES ENTRE OS GRUPOS QUE CURSARAM DISCIPLINAS RELACIONADAS ?S TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS GRUPOS QUE N?O TIVERAM ACESSO A ESTE CONTE?DO. ENQUANTO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS S?O EVOCADAS COMO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS ASSOCIADAS A ALGUNS PERFIS DE ALUNOS, PARA OUTROS SE CONFIGURA COMO UM ENORME DESAFIO. OUTROS ACHADOS EVIDENCIAM REFLEX?ES DISTINTAS ENTRE ESTUDANTES DE UNIVERSIDADES P?BLICAS E PRIVADAS, DO ENSINO PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL ACERCA DO ENSINO REMOTO.