O ESTUDO FAZ PARTE DE PESQUISA JÁ CONCLUÍDA, ONDE TEVE COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. DESSE ESTUDO, APROFUNDOU-SE AS EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS PELOS MOVIMENTOS NESSA REGIÃO. QUE DE CERTA MANEIRA, ORIENTARAM E CONTRIBUÍRAM COM FORMAÇÃO TÉCNICA E EDUCACIONAL PARA OS AGRICULTORES RURAIS, COMO A EXEMPLO, DOS COMITÊS EDUCATIVOS, DA COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA DE FRANCISCO BELTRÃO – COMFRABEL. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE O COOPERATIVISMO E A EDUCAÇÃO RURAL NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ, A PARTIR DESSA EXPERIÊNCIA DA CONFRABEL. PARA ISSO, BUSCOU-SE ENTENDER O CONCEITO DE COOPERATIVISMO, SUA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO DO PRESENTE ESTUDO. PROCURANDO APONTAR A SUA IMPORTÂNCIA COM A PROPOSTA DOS COMITÊS EDUCATIVOS, AO PROJETO EDUCACIONAL DO CAMPO, COMO CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PRÓPRIA, DA REALIDADE LOCAL. EVIDENCIANDO QUE ESSE TRABALHO, É, MAIS UM PROJETO PEDAGÓGICO PENSADO E DESENVOLVIDO PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGIÃO. O TRABALHO FOI ESTRUTURA POR MEIO DA ANÁLISE DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, ARTICULADAS A FONTES PRIMÁRIAS COMO: REVISTAS, JORNAIS E RELATÓRIOS.