O PRESENTE ARTIGO DISCUTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GUSTAVO BARROSO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE NOVA FLORESTA, JAGUARIBE-CEARÁ AO ENSINO REMOTO INSTAURADO A PARTIR DECRETO ESTADUAL Nº 31.510, DE 16 DE MARÇO DE 2020, QUE COLOCOU EM VIGÊNCIA EM TODO O CEARÁ O ISOLAMENTO/DISTANCIAMENTO SOCIAL COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO À DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS. A RAPIDEZ COM QUE TODA A REDE ESTADUAL MIGROU DO PRESENCIAL PARA O NÃO-PRESENCIAL, EXIGIU MUITA AGILIDADE, DISPOSIÇÃO E PROTAGONISMO DE ALUNOS, MAS PRINCIPALMENTE DE PROFESSORES QUE TIVERAM QUE BUSCAR AUTOFORMAÇÃO PARA CONSEGUIREM DOMINAR AS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PROPOSTAS PELA REDE DE ENSINO, ORIUNDAS DA PARCERIA COM GOOGLE, OS QUAIS DISPONIBILIZARAM ACESSO GRATUITO AOS PROFESSORES DOS APLICATIVOS DO G-SUITE FOR EDUCATION. COM O OBJETIVO DE ANALISAR ESSE MOVIMENTO, FOI PRODUZIDA UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE SE DESENROLOU EM FORMA DE QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE UM GRUPO FOCAL, QUE VISARAM IDENTIFICAR AS REAÇÕES DESTES PROFISSIONAIS FRENTE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO E COMO SE PREPARARAM PARA TAL. OS DADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM UMA INTENSA E RÁPIDA PREPARAÇÃO POR PARTE DA ESCOLA, REALIZANDO FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ASSIM COMO UMA GRANDE ABERTURA DE SEUS EDUCADORES, OS QUAIS ANTES DA PANDEMIA NÃO TINHAM CONHECIMENTOS SOBRE OS APLICATIVOS GOOGLE E, APÓS A FORMAÇÃO ESCOLAR, PASSARAM A TER MAIOR DOMÍNIO TANTO TÉCNICO QUANTO PEDAGÓGICO SOBRE OS MESMOS. DESSA FORMA, CONSEGUIRAM IMPLEMENTAR O ENSINO REMOTO E ASSIM MANTIVERAM O VÍNCULO ESCOLAR COM OS ALUNOS, MINIMIZANDO ASSIM OS EFEITOS NEGATIVOS CAUSADOS PELA PANDEMIA.