ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY (2011) PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR COMO A SUA TEORIA PODE FAVORECER O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA. DESSA FORMA, A METODOLOGIA DO TRABALHO SE SUSTENTA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA (FONSECA, 2002), NA MEDIDA EM QUE SE BUSCA, A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS JÁ PUBLICADAS, CONHECER O QUE JÁ SE ESTUDOU SOBRE O ASSUNTO. A PESQUISA SE ANCORA NOS TRABALHOS DE MANTOAN (2003), MAZZOTA (2008) E CRISTINA SAMPAIO E SÔNIA SAMPAIO (2009). COMO RESULTADOS DESTE TRABALHO, SERÃO APRESENTADAS AS REFLEXÕES QUE APONTA O PROFESSOR COMO UM SER IMPORTANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO REALIZAR AS MEDIAÇÕES NECESSÁRIAS, ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS DE ENSINO ADEQUADAS QUE PROPICIAM O DESENVOLVIMENTO DE CADA ESTUDANTE.