A UNIVERSIDADE TEM SIDO UMA ESCOLHA FREQUENTE DE MUITOS CIDADÃOS, SENDO CONSIDERADA UM AMBIENTE DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO. SENDO ASSIM, ESSE PERCURSO É MARCADO POR MUITAS ETAPAS E DESAFIOS QUE PODEM DESENCADEAR FATORES PSICOLÓGICOS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO CONHECER AS CONDUTAS QUE INTERFEREM NO BOM DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES; COMPREENDER AS POSSÍVEIS INSATISFAÇÕES NA VIDA UNIVERSITÁRIA E AINDA SALIENTAR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR 124 UNIVERSITÁRIOS, COM IDADE COMPREENDENDO ENTRE 17 A 50 ANOS DE IDADE (M = 22,66; DP = 6,18), DOS CURSOS DE DIFERENTES ÁREAS. FOI CONSIDERADA A ANÁLISE DAS RESPOSTAS CONSENTIDAS PELOS ESTUDANTES POR MEIO DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE LEVANTAMENTO DE CONDUTAS EM UNIVERSITÁRIOS COM 32 ITENS, SENDO OS PRIMEIROS 16, ITENS UNIFORMES E OS 16 RESTANTES, ITENS INVERSOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DOS RESULTADOS, PODEMOS CONCLUIR UMA RELAÇÃO INTERESSANTE ENTRE A SATISFAÇÃO ACADÊMICA E CONDUTAS DE ENFRETAMENTO NA VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA, OBTENDO COMO RESPOSTA, VARIAÇÕES DE PERCEPÇÕES EMOCIONAIS QUE PODEM ESTAR ASSOCIADAS A ALGUNS DESCONTENTAMENTOS DO CORPO DISCENTE, SENDO ELES UM FATOR QUE MERECE ATENÇÃO, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE NA INSERÇÃO SOCIAL DO SUJEITO EM SUA CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL.