O PRESENTE ARTIGO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO, ASSIM COMO, SEUS CONCEITOS, E AS DIFERENÇAS ENTRE ELES. COMO TAMBÉM MOSTRAR QUE MESMO SENDO PROCESSOS DIFERENTES, ELES DEVEM SER TRABALHADOS JUNTOS, POIS, UM COMPLEMENTA O OUTRO. DESSA MANEIRA, A PROPOSTA DESSE ESTUDO NASCE DA INQUIETAÇÃO DE SABER AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE OS PROCESSOS, E COMO ELES PODEM CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO. CONSIDERAMOS IMPORTANTE APONTARMOS OS CONCEITOS E DIFERENÇAS ENTRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, NO INTUITO DE ENTENDERMOS SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR, TENDO EM VISTA QUE É ESSENCIAL DESDE SUA ENTRADA EM CURSO UNIVERSITÁRIO E DEPOIS NO INGRESSO NA FORMAÇÃO CONTINUADA SE APROPRIAR DAS TEORIAS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.