A EDUCAÇÃO INDÍGENA PASSOU POR AMPLOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO E HOJE SE RECONHECE COMO UM GÊNERO QUE ENGLOBA A EDUCAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO REALIZADA FORA DESTE. O APROFUNDAMENTO DO ESTUDO DA POLÍTICA EDUCAÇÃO INDÍGENA, SEJA EPISTEMOLÓGICA OU EMPIRICAMENTE FALANDO, TEM SIDO OBJETO DE INTERESSE EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, EM ESPECIAL, PELA ANTROPOLOGIA O ESTUDO DESENVOLVEU-SE A PARTIR DO ACERVO DIGITAL DA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE - SCIELO. O RECORTE TEMPORAL FOI DE 2009 A 2019 E OS DESCRITORES DE BUSCA FORAM: “POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO”, “INDÍGENA” E “ESCOLAR”. DESTAQUE-SE QUE ESTE TRABALHO APRESENTA UMA AÇÃO DE BUSCA PARCIAL, UMA VEZ QUE OUTROS DESCRITORES PODERÃO SER UTILIZADOS PARA ALCANÇAR AS PRODUÇÕES QUE DISCUTAM A ASSUNTOS CORRELATOS. EM QUE PESE ESSE DIRECIONAMENTO DAS PRODUÇÕES, CONSTATOU-SE, TAMBÉM, QUE OS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA ESTÃO ATENTOS AOS PROBLEMAS ATUAIS E PRÁTICOS ENFRENTADOS, DE MANEIRA QUE PROCURAM ABORDAR TEMAS COMO A IDENTIDADE E DIFERENÇA, INCLUSÃO SOCIAL, LAICIDADE, LIBERDADE DE CRENÇA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS CRIADAS PELO PODER PÚBLICO.