A EXPERIMENTAÇÃO VEM SENDO DISCUTIDA COMO UMA METODOLOGIA AUXILIADORA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA, BUSCANDO FACILITAR A VISÃO DOS DISCENTES CONFORME AS TEORIAS ABORDADAS EM SALA DE AULA. O OBJETIVO DO TRABALHO É ENTENDER, NA VISÃO DOS ALUNOS, COMO A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA É CAPAZ DE AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU MEDIANTE A REALIZAÇÕES DE AULAS EXPERIMENTAIS EM SALA DE AULA E REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA, NA CIDADE DE RAFAEL FERNANDES – RN, COM ÊNFASE NAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, BEM COMO SE O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PODEM CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA. PERANTE OS RESULTADOS EXPOSTOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE EXPERIMENTAÇÃO É UMA ESTRATÉGIA AFÁVEL PARA O ENSINO DE QUÍMICA, POSSIBILITANDO/FACILITANDO AOS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.