Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E SUA FUNÇÃO SOCIAL NO PERCURSO CONSTITUCIONAL

Palavra-chaves: UNIVERSIDADE BRASILEIRA, CONSTITUIÇÕES FEDERAIS, FUNÇÃO SOCIAL., , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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      O ENSINO SUPERIOR ENQUANTO UM DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO, SEU RECONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO\r\n
      DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELA UNIVERSIDADE EM\r\n
      SEU TRIPÉ: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. MESMO SENDO IMPLANTADA TARDIAMENTE EM RELAÇÃO A OUTROS PAÍSES,\r\n
      A UNIVERSIDADE BRASILEIRA DESENVOLVEU MUITAS LUTAS PROMOVIDAS POR MOVIMENTOS ESTUDANTIS E INTELECTUAIS\r\n
      QUE COBRAVAM UM MODELO DE UNIVERSIDADE GENUINAMENTE NACIONAL, VOLTADO PARA OS INTERESSES DA\r\n
      SOCIEDADE. O ARTIGO ESTÁ APOIADO EM: PANIZZI (2002), TEIXEIRA (1969), SILVA (2010) ALÉM DAS\r\n
      CONSTITUIÇÕES NACIONAIS. O TEXTO FOI DIVIDIDO EM DUAS PARTES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO LEITOR, O\r\n
      PRIMEIRO TÓPICO ABORDA A UNIVERSIDADE ENQUANTO UM LUGAR PARA POUCOS EM UM CONTEXTO DE AUTORITARISMO\r\n
      E O SEGUNDO TRATAREMOS DA UNIVERSIDADE NO PANORAMA DEMOCRÁTICO E CONTEMPORÂNEO, EM QUE A EXTENSÃO\r\n
      UNIVERSITÁRIA É EVIDENCIADA COMO UM MEIO DE APROXIMAR A ACADEMIA E DA COMUNIDADE POR MEIO DOS SEUS\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO MESTRADO EM ANDAMENTO, NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE A LUZ DAS CONSTITUIÇÕES FEDERAIS BRASILEIRAS, DESDE 1824 ATÉ A VIGENTE, 1988, DESTACANDO COMO ESSES DISPOSITIVOS LEGAIS TRATARAM O ENSINO SUPERIOR ENQUANTO UM DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO, SEU RECONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELA UNIVERSIDADE EM SEU TRIPÉ: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. MESMO SENDO IMPLANTADA TARDIAMENTE EM RELAÇÃO A OUTROS PAÍSES, A UNIVERSIDADE BRASILEIRA DESENVOLVEU MUITAS LUTAS PROMOVIDAS POR MOVIMENTOS ESTUDANTIS E INTELECTUAIS QUE COBRAVAM UM MODELO DE UNIVERSIDADE GENUINAMENTE NACIONAL, VOLTADO PARA OS INTERESSES DA SOCIEDADE. O ARTIGO ESTÁ APOIADO EM: PANIZZI (2002), TEIXEIRA (1969), SILVA (2010) ALÉM DAS CONSTITUIÇÕES NACIONAIS. O TEXTO FOI DIVIDIDO EM DUAS PARTES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO LEITOR, O PRIMEIRO TÓPICO ABORDA A UNIVERSIDADE ENQUANTO UM LUGAR PARA POUCOS EM UM CONTEXTO DE AUTORITARISMO E O SEGUNDO TRATAREMOS DA UNIVERSIDADE NO PANORAMA DEMOCRÁTICO E CONTEMPORÂNEO, EM QUE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA É EVIDENCIADA COMO UM MEIO DE APROXIMAR A ACADEMIA E DA COMUNIDADE POR MEIO DOS SEUS PROJETOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A BIBLIOGRÁFICA.

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