O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO OS SABERES DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS SÃO CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS INOVAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL E SUAS METODOLOGIAS PARA UMA MELHOR ALFABETIZAÇÃO EXIGEM DO PROFESSOR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE, RELACIONADA PRINCIPALMENTE AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESTE SENTIDO, COLOCAMOS A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: COMO OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSTROEM OS SABERES CONSIDERANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS? CONSIDERANDO A QUESTÃO PROBLEMA, TEMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ENTENDER O PROCESSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO; INVESTIGAR OS CONCEITOS DE PRÁTICA EDUCATIVA, PRÁTICA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA; COMPREENDER COMO ACONTECE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES E FAZERES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES; ENTENDER QUAIS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM SÃO PLANEJADAS E OPERACIONALIZADAS PELOS PROFESSORES ALFABETIZADORES TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA E DE CAMPO. APLICAMOS O QUESTIONÁRIO COM DUAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE TERESINA. PARA REFERENCIAR OS ESTUDOS TEÓRICOS TRABALHAMOS COM OS SEGUINTES AUTORES: ALBUQUERQUE (2005), FERREIRO (2000), FREIRE (2018), SOARES (2000, 2003), TFOUNI (1995), RICHARSDON (1999) DENTRE OUTROS. COMPREENDEMOS QUE AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS UTILIZADAS PELAS INTERLOCUTORAS SÃO DE QUALIDADE, UMA VEZ QUE AS TRANSFORMAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRECISAM DE UMA ATENÇÃO REDOBRADA NAS METODOLOGIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO E PODEMOS PERCEBER O PROCESSO NAS TURMAS INVESTIGADAS.